A partir de distintas particularidades, podemos afirmar que cada relacionamento amoroso é único. Existem diversos tipos de vínculos, alguns são baseados na reciprocidade, diversão e intimidade, enquanto outros são norteados por ciúmes, discussões e falta de diálogo.
Independente do seu status afetivo, saiba que a felicidade conjugal é extremamente importante para um vínculo saudável e satisfatório. Por isso, os envolvidos devem trabalhar ativamente para manter a harmonia na vida do casal. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, abaixo, os quatro sinais que indicam se você está (ou não) em um relacionamento feliz.
4 sinais que indicam se você está em um relacionamento feliz
Cada um mantém a própria identidade
Há relacionamentos em que os parceiros simplesmente deixam de lado suas preferências ou gostos pessoais para atender às necessidades e vontades do sujeito amado. Sem perceber, esse indivíduo começa a abrir mão de seus desejos ou molda a própria identidade da maneira que o parceiro quer.
Ao invés de ser encarado como uma prova de amor, esse comportamento pode ser considerado tóxico à medida que um dos parceiros (ou ambos) se torna completamente dependente do outro.
Desta forma, é preciso lembrar que um relacionamento saudável e feliz não deve anular a identidade de nenhum dos envolvidos. Isso porque o vínculo amoroso deve ser baseado no respeito das identidades, desejos, cultura e sonhos de cada um dos parceiros.
Veja também: 3 promessas para empreender em 2021
Apoio mútuo
Há relacionamentos em que os envolvidos preferem não compartilhar suas inseguranças e vulnerabilidades para o ser amado.
No entanto, os casais que superaram seus medos e expõem suas partes mais vulneráveis aos seus parceiros estabeleceram o terreno fértil para um relacionamento baseado confiança, no respeito e no apoio.
Promessas são cumpridas
Um relacionamento feliz também é caracterizado por casais que conseguem cumprir suas palavras, pois eles se esforçam para concretizar as promessas feitas ao parceiro.
Isso não é apenas demonstração de uma personalidade respeitosa, mas também mostra que o indivíduo está empenhado em manter o relacionamento saudável, principalmente com receio de perder o vínculo de confiança no relacionamento.
Um relacionamento feliz não é baseado apenas em sexo
É comum que alguns filmes, livros ou músicas ressaltem o sexo como a solução para todos os problemas conjugais quando, na realidade, não é bem assim que as coisas devem funcionar.
Isso porque o sexo não deve ser encarado como uma ferramenta para resolver problemas conjugais de forma rápida ou superficial. Por isso, casais que vivem relacionamentos felizes sentam e conversam, principalmente porque acreditam que a transparência e a comunicação são a chave para resolver divergências e mal-entendidos.
Leia mais: Relacionamento tóxico: o que é, sinais e características