Prometendo reduzir desequilíbrios físicos e emocionais, a técnica da Essência de Cristais vem ganhando vários adeptos no país.
Baseada no princípio dos florais, a Essência de Cristais utiliza compostos energéticos que atuam nos padrões mais sutis dos seres como por exemplo, os sentimentos e sensações.
Além disso, os padrões mentais também são estimulados nesta técnica, a fim de controlar estados que potencializam o desenvolvimento de doenças como a ansiedade e depressão.
Como fazer a essência de cristais
Este tipo de terapia é comumente aplicada por terapeutas holísticos, entretanto, utilizando cristais verdadeiros e reconhecendo suas propriedades funcionais é possível fazê-la em casa.
Para isso, basta escolher cuidadosamente o cristal indicado para trabalhar as situações ou emoções específicas. Logo após, o cristal deve ser limpo para submersão em um recipiente de vidro com água mineral.
O recipiente deve ser coberto por um pano branco de algodão e exposto ao ar livre na luz do sol, durante pelo menos duas horas.
Já as formas de utilização são diversas. A essência de cristais pode ser usada:
· Em compressas sobre o corpo
· Borrifadas sobre os locais, como quarto, cama, ambiente de trabalho
· Aplicadas nas roupas
· Ingerida por alguns dias
Cristais e suas propriedades
Assim como cada flor ou planta traz determinado benefício na terapia com florais, na essência de cristais, as pedras diferentes também garantem funcionalidades estratégicas. Veja algumas!
· Quartzo Branco: Ideal para ser usado em tratamentos que buscam a evolução e aprimoramento do indivíduo, inclusive a essência com esta pedra pode ser usada diariamente.
· Quartzo Rosa: Já o quartzo rosa é indicado para tratar o desequilíbrio de emoções, principalmente em relação ao amor próprio.
· Quartzo Verde: Dores no corpo físico e desgastes emocionais podem ser amenizados com o poder energizante do quartzo verde.
· Ametista: Além de possuir uma cor exuberante, a ametista tem como propriedade autocompreensão profunda e ajuda a encontrar o foco.
· Água-Marinha: Esta pedra ajuda na comunicação e na exteriorização da criatividade, por isso sua essência é indicada para uso externo como nos ambientes profissionais.
· Citrino: Pode aumentar a segurança e confiança no dia a dia, inclusive é muito indicada para casos de baixa autoestima.
De acordo com terapeutas holísticos, a energia dos cristais acaba sendo emanada na essência garantindo o equilíbrio como um todo, mas para isso é essencial limpar e energizar as pedras.
Como limpar e energizar os cristais
Sem dúvidas, a limpeza e energização dos cristais é uma etapa primordial na hora de preparar uma essência eficiente e sem riscos.
Primeiramente é necessário realizar a higienização física, basta lavar o cristal com água corrente e aplicar uma escova de cerdas macias para retirar materiais presos à pedra. Logo após, a pedra deve ser seca com pano de algodão.
Já o processo de energização pode ser feito de várias maneiras:
· Lavando os cristais com água e sal grosso;
· Deixando os cristais na chuva, luz do sol, da lua;
· Sob a terra ou em cima de uma druza;
· Lavado em fontes naturais como cachoeiras, rios e mar.
Leia também: Receitas de Aromaterapia relaxantes: confira dicas