Os óleos essenciais têm sido cada vez mais conhecidos e utilizados pelas pessoas devido aos inúmeros benefícios que eles proporcionam para a saúde. Afinal, essas substâncias contam com propriedades terapêuticas e com um aroma bastante agradável. No entanto, alguns óleos essenciais são de alto custo. Então, esse truque para fazer óleos essenciais em casa é perfeito, confira.
Aprender a fazer os óleos essenciais em casa é uma excelente opção para quem deseja economizar dinheiro e ainda assim se beneficiar com as propriedades dessas substâncias. Esses óleos são amplamente utilizados na aromaterapia, e muitas pessoas também colocam algumas gotinhas em produtos de beleza, utilizando-os na rotina diária de cuidados com o corpo.
Então, é possível notar que versatilidade é o que não falta nesses produtos, não é mesmo? Por isso, aprenda aqui a como fazer seu próprio óleo em casa.
Truque para fazer óleos essenciais em casa
Os óleos essenciais contribuem para a melhora do bem-estar e do humor de inúmeras pessoas. Além disso, a depender do tipo de óleo que você utiliza, pode alcançar outros benefícios, como, a melhora na concentração e no sono, por exemplo. Esses óleos possuem origem natural, sendo assim, são extraídos de raízes, frutos e flores de plantas que possuem um odor agradável. Veja abaixo o truque para fazer óleos essenciais em casa:
Óleo essencial com lavanda
A lavanda é muito utilizada na produção de alguns cosméticos devido ao seu cheiro indiscutível. Para que você produza o seu óleo essencial com lavanda, é necessário apenas reservar suas flores em um pequeno frasco, de preferência de vidro, com um pouco de azeite de oliva. Depois de unir esses dois ingredientes, coloque-os sob o sol durante três dias.
Após esse período, agite bem o frasco e, com um coador, passe o óleo para outro recipiente. Agora seu óleo de lavanda está pronto. Você pode utilizá-lo como uma forma de terapia contra algumas dores e para acelerar o processo de cicatrização de feridas.
Óleo essencial com alecrim
O alecrim também é uma planta que possui um cheiro bastante peculiar e característico, por isso, muitas pessoas utilizam essa planta no momento de preparar os óleos essenciais. Para preparar o seu óleo essencial com alecrim, basta colocar 2 ramos secos da planta em um recipiente de vidro junto a algum óleo que você goste. Depois disso, tampe o recipiente e agite levemente.
Depois de realizar esse processo, coloque o pote em um lugar que seja escuro e quente por, pelo menos, quinze dias. Passado esse tempo, basta coar o seu óleo e reservá-lo no recipiente que você preferir.
Óleo de tangerina
É possível também preparar um óleo essencial com tangerina. Para isso, basta colocar as cascas dessa fruta para secar sobre um papel toalha por, pelo menos, dois dias de exposição ao sol. Quando as cascas secarem bastante, coloque-as em uma jarra.
Depois, coloque uma garrafa de vodka para esquentar em banho maria e, quando a bebida aquecer, despeje sobre as cascas na jarra. Posteriormente, feche a jarra e deixe o conteúdo descansar por três dias. Passado esse tempo, basta remover as cascas e colocar seu óleo no recipiente que você preferir.