Na limpeza doméstica, o lustra-móveis é um dos produtos mais necessários e utilizados. Pois, ele ajuda a deixar os móveis mais bonitos, adicionando brilho a eles, e confere proteção para a madeira. Porém, nem todos os lustra-móveis possuem boa qualidade.
Existem no mercado muitas opções de lustra-móveis de grande qualidade, mas quase sempre são caras. Além disso, os lustra-móveis mais comuns, obtidos a partir da derivação do petróleo, possuem grande toxicidade. Assim, ao ser ingeridos, inalados ou até mesmo tocados pode levar a processos alérgicos e irritações na pele.
Confira a seguir uma receita de lustra-móveis de alta qualidade, seguro e acessibilidade.
Por que usar o lustra-móveis?
A água presente na maioria dos produtos de limpeza, como desinfetantes, penetra nas fissuras da madeira. Principalmente quando não há impermeabilização com verniz. Por causa disso, há aumento da proliferação de fungos que pode levar ao apodrecimento do móvel.
Além disso, o lustra-móveis também é um utensílio de embelezamento da peça. Pois conferem brilho e evita que partículas de sujeira e marcas de dedos fiquem sobre o móvel.
Vale lembrar que o lustra-móveis difere do óleo de peroba. Pois, o lustra-móveis pode ser utilizado em todas as superfícies. Já o óleo de peroba tem o objetivo de tratar a madeira escura.
Lustra-móveis caseiro com amaciante
A receita desse produto é fácil e oferece ótimos resultados, pois além de proteger e dar brilho, deixa uma fragrância agradável.
Ingredientes:
2 colheres de chá de amaciante de sua preferência
2 colheres de chá de óleo de cozinha
1 colheres de chá de vinagre de álcool
Modo de preparo:
Coloque todos os produtos em uma embalagem de sua preferência. Em seguida, agite ou misture os produtos até obter uma solução homogênea. Está pronto! Agora você já pode utilizar o seu lustra-móveis caseiro. Basta aplicar sobre a superfície do móvel e lustrar com um pano limpo e seco.
Onde utilizar o lustra móveis?
Você pode aplicar o produto em todas as superfícies. Por exemplo, madeira, metal, azulejo e até vidro. Inclusive, o produto pode ajudar a prevenir manchas futuras em vidros.
Como lustrar o móvel de forma correta?
Para conseguir obter o melhor resultado do seu lustra-móveis caseiro são necessários alguns cuidados na hora da aplicação.
Em primeiro lugar, lembre-se de manter a superfície limpa e retire a poeira, mesmo que seja pouca. Essa parte é importante para evitar que haja arranhões ou surgimento de manchas após o lustre.
Depois, você pode fazer um teste em uma pequena parte do móvel para ter certeza de que o produto não irá manchá-lo. É interessante realizar os movimentos no sentido da madeira em movimentos de vai e vem.
Depois disso, você pode dar seguimento no lustre com um pano macio. Em seguida, após lustrar o móvel, pegue outro pano limpo e seco e repita o processo sem o produto. Dessa forma, você irá retirar o excesso.
Por fim, recomenda-se o uso de lustra-móveis duas ou três vezes por ano.