Milhões de brasileiros investiram, no ano passado, nas ações da Eletrobras, uma das maiores empresas do setor elétrico do país. Contudo, o valor utilizado foi o do FGTS que, em tese, deve ser utilizado em emergências mais graves, como uma demissão. Para os trabalhadores que aderir a esse investimento com o saldo dessas contas, o resultado ainda não é bom.
Isso porque as ações da empresa caíram, o que fez com que muita gente tivesse menos saldo do que anteriormente. Contudo, especialistas sugerem a manutenção do investimento, dado que os ativos de renda variável são sempre para o longo prazo.
Investi o FGTS em Eletrobrás. E agora?
Os brasileiros que usaram valores do FGTS para investir nas ações da Eletrobrás não estão satisfeitos com o investimento. Isso porque as ações apresentam queda no período investido, o que também se reflete em perdas no dinheiro dos cidadãos que compraram a ação pelo fundo de garantia. Para especialistas, alguns fatores contribuem para esse retorno.
Um deles é a já declarada vontade do atual governo em recomprar a empresa, o que poderia devolver o valor do FGTS aos cidadãos. Com isso, o mercado financeiro acredita que a empresa teria indicadores piores, o que faz a empresa perder valor. Apesar da melhora no preço das ações em 2023, a ação chegou a cair mais de 20% de janeiro a março com os rumores da recompra da empresa.
Agora, outro fator a ser levado em conta é decorrente de atitudes da companhia. Isso porque a Eletrobrás abriu duas janelas de possibilidade de demissão voluntária. A primeira aconteceu ainda no ano passado, a segunda neste ano. Com isso, trabalhadores que querem sair podem fazer isso. Para especialistas, isso demonstra uma remodelação da empresa, que deve ficar mais eficiente.
No ano, as ações da empresa estão em leve queda, de 3,31%. Desde o início desse investimento, as quedas podem ser de mais de 10%, dado que há diferenças entre os fundos que fazem o investimento e o preço das ações no mercado.
Como isso afeta a sua vida?
De forma geral, os investimentos feitos em ações são bons para janelas de longo prazo. Contudo, em prazos menores, é comum termos perdas de patrimônio em decorrência da queda do preço da ação. Para especialistas, o atual momento é de entender o que você quer fazer com o valor do FGTS e se essa decisão, de fato, combina com esse investimento mais arriscado.
Isso porque a perda de valores pode afetar, principalmente, quem vai comprar um apartamento ou uma casa própria. Ao diminuir o saldo, o valor da entrada no imóvel fica menor, o que gera um financiamento maior. Por outro lado, se você não tem a perspectiva de sacar o FGTS, o ideal é manter o investimento. Ao longo dos anos, é esperado que as ações da Eletrobrás gerem retornos maiores para o investidor em relação ao rendimento do fundo de garantia.