Já faz algum tempo que o governo vem utilizando um cadastro unificado que engloba vários serviços. Nesse cadastro, além de outros serviços como a carteira de trabalho digital, a declaração de imposto de renda, encontramos também o Meu INSS.
A saber, o Meu INSS é uma ferramenta que visa facilitar o acesso aos serviços da Previdência Social. Ele coloca à disposição dos segurados cerca de noventa serviços. Ou seja, ele leva uma agência da previdência até o cidadão.
Entretanto, a chave para adentrar nessa agência que está na palma da sua mão é a senha do Meu INSS. Portanto, se o cidadão esqueceu a senha, ele perdeu também a oportunidade de solicitar serviços da autarquia de forma totalmente online.
Contudo, se isso aconteceu pode manter calma porque existe solução.
Além de todas as possíveis soluções para essa situação, esse texto traz as informações mais relevantes sobre o Meu INSS. Boa leitura!
Funcionalidades do Meu INSS
Primeiramente, cabe destacar que com o Meu INSS o segurado pode acessar vários serviços e benefícios. Além disso, o acesso pode ser feito diretamente da casa ou qualquer lugar que o cidadão se encontre. E pode ir além, possibilitando até mesmo o envio de documentos digitalizados ou fotografados.
Em seguida à solicitação, basta que o cidadão mantenha o acompanhamento, que pode ser feito através do protocolo de atendimento. Pois ao requerer qualquer serviço, o cidadão recebe um número de protocolo, que possibilita acompanhar a tramitação do requerimento, tanto pelo Meu INSS, como pelo telefone 135 da autarquia.
Abaixo listamos alguns serviços possíveis de realizar por meio do Meu INSS:
- Solicitação de aposentadorias (por Idade ou por tempo de contribuição);
- Solicitação do Salário maternidade;
- Solicitação da Pensão por morte:
- Solicitação do Auxílio por incapacidade temporária;
- Solicitação do Seguro Defeso do Pescador Artesanal
- Solicitação de benefícios Assistenciais (BPC)
- Solicitação de Certidões (tempo de contribuição)
- Realizar alteração no local ou na forma de receber pagamentos;
- Efetuar o cadastro ou renovação de procuração;
- Alterar dados na troca de representante legal;
- Solicitação de pagamentos de benefícios não percebidos
- Entrar com recursos e requerimento de revisão.
Como se cadastrar no Meu INSS
Conforme já explicamos, o Meu INSS é um recurso com finalidade de facilitar a vida dos segurados do INSS ou de qualquer cidadão que deseja acessar os serviços da autarquia. Sendo assim, para se cadastrar, você terá que fornecer:
- Número de registro do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Seu nome e sobrenome;
- Sua data de nascimento.
Ademais, será preciso preencher um formulário com perguntas referentes ao seu cadastro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Como recuperar senha do app
Se você esqueceu sua senha, terá que acessar a sua conta gov, isso pode ser feito na própria página do Meu INSS, clicando no ícone Entrar com gov.br. Então é só seguir os passos abaixo:
- Digitar o número do seu CPF;
- Clicar no ícone que indica Avançar;
- Em seguida clicar na opção Esqueci minha senha;
- Ao entrar na próxima aba (Recuperação de conta), assinalar o quadradinho ao lado da frase Não sou um robô e avançar.
- Por fim, é só escolher uma das formas para gerar uma senha nova da sua conta gov.
Pronto, agora você já sabe como recuperar a senha do Meu INSS, se isso acontecer com você, é só manter a calma e seguir essas dicas.