Se você é tutor de pet, provavelmente já se deparou com o seu cão fazendo um barulho estranho, parecido com um engasgo e se assutou bastante. Ele podia estar com uma condição chamada espirro reverso, sobre a qual você verá mais neste artigo.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet
O espirro reverso é um problema que acomete os cães, especialmente aqueles com o focinho achatado, e que se aprece com um ronco ou com um sufocamento. Mas na verdade, é um espirro que fo provocado por condições que obstruem as vias respiratórias, assim como o espirro normal.g
Entretanto, ao invés do corpo do pet expulsar o que obstrui as vias aéreas, ele devolve isso para dentro do organismo, provocando esta reação. É incômodo para o pet, mas as crises constumam ser rápidas e fáceis de se resolver.
Como identificar o espirro reverso
Se o se cão estiver parado e começar a fazer um barulho parecido com um ronco ou que lembra asfixia, mexendo a cabecinha para frente e para trás, provavelmente, ele está com essa condição. No entanto, lembre que as crises de espirro reverso são sempre curtas, mesmo que aconteçam mais de uma vez em um certo período de tempo.
Há outras condições que o seu cão pode ter nas quais ele manifestará sintomas parecidos com esses. Entretanto, essas condições já são mais sérias, como crises de asma, por exemplo. Se o som que o seu pet faz acontece, por exemplo, quando ele toma um vento frio no rosto, ou se ele perdura por alguns dias, provavelmente ele apresenta uma dessas doenas respiratórias.
Cuidados essenciais com cães: você não pode deixar de fazer isso
Neste caso, o melhor a fazer é procurarum veterinário para avaliar o seu pet e para que ele prescreva o tratamento correto. Entretanto, se for mesmo espirro reverso o que o seu bichinho tem, isso pode ser resolvido de maneira mais fácil. Continue lendo este artigo para saber como.
Tratamento para espirro reverso
Caso veja o seu pet em uma crise de espirro reverso, você precisa ajudá-lo para que a crise se interrompa. E isso é fácil! Por isso, mantenha a calma e faça o seguinte:
- Posicione sua mão no pescocinho do seu pet, onde fica a traquéi e faça uma massagem, para ajudá-loa engolir.
- Além do passo anterior, tampe as narinas do pet (bem tampadas) por 1 ou 2 segundos. Ao fazer isso, você perceberá que ele faz um movimento de deglutição, o que fará com que o ar se restabaleça de forma correta, cessando o espirro reverso.
Quando levar o pet ao veterinário
As crises de espirro reverso em sinão são preocupantes. Entretanto, se isso vem acontecednod regularmente com o seu pet, pode ser que ele apresente algum outro problema mais sério, como o colapso de traqueia, por exemplo.
Neste caso, se persistirem as crises, o ideal é levar o seu pet ao veterinário para que ele faça os devidos exames e possa diagnosticar o pet corretamente.
Como cuidar de gatos: tudo que você deve saber antes de adotar um