As especiarias contêm propriedades aromáticas que promovem o diferencial em cada receita culinária. Além de oferecerem aroma e sabor, a maior parte delas são muito benéficas para a nossa saúde, principalmente nas estações frias do ano. Confira, neste artigo, as vantagens e os principais motivos para incluir as especiarias mais populares no preparo de suas refeições.
Benefícios das especiarias para a saúde
Cravo
O cravo é utilizado há milhares de anos como antisséptico, inclusive as suas propriedades antimicrobianas são estudadas por pesquisadores brasileiros. O principal ingrediente ativo dessa especiaria é o eugenol. Acredita-se que essa substância seja capaz de eliminar fungos e bactérias no organismo. Além disso, o cravo é cicatrizante e atua no controle de infecções, inflamações e dores. Contudo, atente-se para não abusar das doses, pois em grandes quantidades o cravo pode ser tóxico para o fígado.
Gengibre
Essa raiz é rica em vitamina C, magnésio e ferro – substâncias importantes para fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate ao cansaço. Além disso, esse alimento é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por suas propriedades antináuseas. Os melhores benefícios dessa especiaria são obtidos no consumo in natura ou em infusão, pois o cozimento é capaz de destruir grande parte de seus nutrientes.
Cominho
Por ser rico em zinco e em ferro, o cominho auxilia a produção de células imunológicas em nosso organismo. Além disso, ajuda na correta digestão dos alimentos e no controle do colesterol no sangue. Por aumentar o gasto calórico, esse alimento também é utilizado nas dietas para perda de peso.
Canela
A canela é um alimento termogênico, pois ajuda a aumentar a nossa temperatura corporal. De acordo com os ensinamentos da sabedoria da medicina tradicional japonesa, a canela ajuda a estimular a circulação da energia vital. Além disso, essa especiaria é reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes.
Cúrcuma
A cúrcuma é uma das especiarias mais conhecidas na culinária mundial, principalmente na Ásia. Essa especiaria contém a curcumina, uma poderosa substância que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas. Por conter substâncias digestivas, a cúrcuma também ajuda a controlar a sensação de inchaço e a formação de gazes após as refeições.
Dicas de conservação
Antes de tudo, escolha as versões inteiras das especiarias, seja em raiz, grãos ou em pedaços. A exposição ao ar e à luz nas especiarias em pó faz com que os temperos percam os seus benefícios rapidamente. Além disso, não conserve as suas especiarias por muito tempo. Seis meses é o tempo máximo que você deve guardá-las.
Veja também: Por que lentilha faz tão bem para a saúde?