Muitos brasileiros que contribuem e já estão próximos da aposentadoria, costumam ter muitas dúvidas sobre esse momento. Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como se aposentar pelo INSS. Confira!
Em primeiro lugar, o INSS acompanhou a evolução tecnológica e quase todos os serviços da Previdência Social podem ser solicitados através da internet. Assim, basta acessar o site ou aplicativo do instituto. Diante disso, muitas pessoas realizam solicitações de benefícios e procedimentos por conta própria.
Essa atitude não está errada, além disso a questão econômica pesa na hora de contratar um especialista em direito previdenciário. Todavia, é necessário dizer que muitas pessoas acabam em prejuízo por causa da falta de conhecimento. Por exemplo, podem receber um valor menor do que teriam direito caso estivessem acompanhados por um profissional.
Para compreender melhor sobre o assunto, confira a seguir as dicas de um especialista para a aposentadoria pelo INSS.
1. Como se aposentar pelo INSS: Aumentar as chances de deferimento
A quantidade de indeferimento dos benefícios tem aumentado desde 2019 e 2021 foi o ano com maior número de negativas. Esses dados são oriundos do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS).
De acordo com o especialista, o segurado que recebeu indeferimento e vai atrás de um advogado já perdeu seis meses desde o primeiro requerimento. Assim, ao contratar um profissional, você terá maiores chances de deferimento. Pois, eliminará erros nos dados existentes e se tornará ciente dos períodos ausentes de contribuição.
Além disso, sozinho, o beneficiário possui dificuldades em cumprir as exigências do INSS dentro do prazo. Por outro lado, o advogado que atua na aposentadoria é responsável por conduzir toda a solicitação. Ou seja, cumprir as eventuais exigências dentro dos prazos estabelecidos.
2. Análise das diferentes formas de trabalho
Muitas pessoas trabalham de diferentes formas ao longo da vida sem imaginar que alguns períodos podem contribuir de forma diferente. Assim, ao contratar um especialista, é possível estar ciente dos seus direitos. Por exemplo, períodos de atividade especial, como aluno aprendiz, tempo rural e trabalho no exterior.
Dessa forma, o advogado realizará a análise desses períodos com o fito de descobrir suas vantagens. Além disso, se realmente vale a pena realizar o pagamento e evitar gastos desnecessários. Essa também é uma boa forma de se aposentar pelo INSS.
3. Aposentadoria ideal
O INSS disponibiliza vários tipos de aposentadoria e cada uma delas possui suas próprias exigências. Devido a Reforma da Previdência em 2019 aconteceram diversas alterações nos requisitos para a aposentadoria. Além disso, mudanças nos cálculos também foram feitas e há um grupo de pessoas que não fazem parte dessas mudanças.
Portanto, é importante estar atento quanto à qual regra você se enquadra, por isso um especialista poderá ajudar também nessa situação. Ou seja, na regra do direito adquirido, nas regras de transição ou na regra atual da Previdência Social.
4. Como se aposentar pelo INSS: Planejamento Previdenciário
De acordo com o especialista, o advogado vai além da solicitação da aposentadoria. Pois, mesmo estando longe de se aposentar, o profissional é o mais adequado para realizar o planejamento de aposentadoria.
Assim, a simulação do futuro benefício, qual o valor da aposentadoria, são perguntas que o planejamento poderá responder. Por isso, procure a orientação de um profissional, assim você estará realizando um investimento na sua futura aposentadoria.