O esgotamento emocional acontece por causa de estresses constantes no dia a dia, ou é causado por traumas. Ele é caracterizado, especialmente, pela apatia, ou seja, pela falta de sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Além disso, outras características comportamentais servem para indicar que você está esgotado emocionalmente. Saiba quais são elas, abaixo.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
Não querer levantar pela manhã
É normal sentir preguiça na parte da manhã, inclusive se você levanta cedo para o trabalho. Contudo no esgotamento emocional essa sensação vai mais além. Ela não é apenas uma falta de vontade momentânea que você consegue contornar, é uma dificuldade real em levantar-se, por não ver motivos para fazer isso.
Desinteresse
Como mencionado acima, a apatia é um dos sinais do esgotamento emocional. Por isso, o desinteresse caracteriza esse transtorno. A pessoa que sofre com ele não consegue ver graça nem nas coisas que há pouco tempo lhe deixavam muito feliz, ou seja, ela não consegue se importar o suficiente.
Falta de memória
Muitas vezes as pessoas têm dificuldades em lembrar das coisas, mesmo as mais importantes, porque estão com a mente muito ocupada. Esse, contudo, não é o caso aqui. Uma pessoa com esgotamento emocional não pensa demais, ela apenas se desliga do mundo por perder o interesse nele.
Apetite desregulado
Quando uma pessoa se encontra esgotada emocionalmente, ela costuma ou comer demais ou comer muito pouco, ou seja, o seu apetite fica desregulado. Além disso, deixar de comer itens saudáveis e dar preferência à comidas mais saborosas e menos nutritivas é outra forma do esgotamento emocional afetar o apetite de uma pessoa.
Medicamentos fitoterápicos que funcionam bem para ansiedade
Distúrbios no sono
Uma pessoa que está sofrendo com esgotamento emocional, geralmente, possui dificuldades para dormir. O sono fica desregulado e ela vai dormir muito tarde. Contudo, também pode acontecer da pessoa querer dormir o tempo todo, para evitar a tristeza.
Humor irritadiço
Se você, geralmente, é uma pessoa alegre e de bem com a vida, mas vem sentindo-se irritado por qualquer coisa nos últimos tempos, isso pode ser um sinal de que está esgotado emocionalmente. Se irritar por poucas coisas significa que você está sem paciência e não está em um momento saudável emocionalmente.
Cansaço constante
Se você dorme bastante durante a noite mas está com sono durante o dia, mesmo tirando uma soneca depois do almoço, pode estar apresentando esgotamento emocional. Uma pessoa que está apática e desinteressada, pode sentir-se cansada todo o tempo, apenas por estar triste ou abatida.
Como curar o esgotamento emocional
Primeiramente, procure por um profissional da área da saúde para te diagnosticar corretamente. Você pode também fazer terapia para trabalhar os assuntos que te deixaram nesse estado. Além disso, alguns outros hábitos ajudam muito na melhora do esgotamento emocional, como o exercício físico e a meditação. Você também pode passar mais tempo com quem você ama, pois socializar e sorrir com essas pessoas te fará sentir bem-estar.
Atividade física: 6 dicas para se preparar para sua prática