Está preocupado em esquecer os números quando estiver na urna eletrônica escolhendo os seus candidatos? Não precisa! É só levar a sua cola eleitoral!
Mas pode? Sim! Pode e deve! Afinal, com uma anotação, você garante que o seu voto será realizado de acordo com a sua vontade, sem esquecer ou se confundir com os números.
Afinal, nessas eleições serão escolhidos senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distritais, governadores e presidente da República.
A saber, mais de 156,4 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas neste domingo, 2 de outubro. É o maior contingente já registrado na história das eleições no Brasil. São 9,1 milhões de eleitores a mais do que nas eleições de 2018.
Cola eleitoral
Como mencionado, são muitos números para decorar. Assim, se você optar por guardar tudo na cabeça, pode acontecer na hora de você se confundir e acabar tendo problemas para confirmar o seu voto.
Dessa forma, é muito útil e importante levar anotado com você os números dos candidatos escolhidos.
Ainda mais, neste ano, o uso da cola pode ser ainda mais útil, já que a legislação proibiu expressamente que o eleitor vá com o celular até a cabine de votação.
No entanto, a cola eleitoral pode ser levada para a urna sem qualquer problema.
Ordem de votação
A ordem de votação é importante porque se o eleitor digitar um número inexistente e confirmar, o voto é nulo.
Desse modo, saiba que no primeiro turno esta é a ordem de votação:
- Deputado federal (4 dígitos);
- Deputado estadual ou distrital (5 dígitos);
- Senador (3 dígitos);
- Governador (2 dígitos); e
- Presidente da República (2 dígitos).
Já no segundo turno, se houver, serão no máximo dois cargos: governador e presidente.
Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor confira o voto na urna eletrônica antes de apertar a tecla verde “Confirma”. No entanto, caso tenha digitado o número errado, é possível corrigir a escolha para então confirmar.
Leia ainda: PENTE FINO DO INSS: Saiba quem será avaliado
Modelo para a cola eleitoral
Para facilitar a sua vida, existe um modelo de cola eleitoral no site do TSE que pode ser consultada neste link para que você possa imprimir.
Contudo, se você não tem como imprimir, segue abaixo a imagem do modelo, para que você anote a ordem e preencha com os números dos seus candidatos.
Por fim, eu te convido a compartilhar esse texto com outras pessoas para ajudar ainda mais gente até o dia da votação.
Com informações da Agência Senado
Veja também: Precisa confirmar o seu LOCAL DE VOTAÇÃO? Veja aqui como consultar