O advogado Zanin recebeu a aprovação do senado para assumir uma vaga como ministro do STF, que abriu com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
Essa aprovação, do nome que o presidente Lula indicou, aconteceu na quarta-feira (21). Assim, na CCJ do Senado, foram 21 votos a 5, e no plenário foram 58 votos a 18. Portanto, a aprovação contou com mais votos do que o necessário para aprovação.
Desse modo, essa aprovação foi bastante comemorada, alguns parlamentares demonstraram entusiasmo em suas declarações.
A ligação de Zanin com Lula, representa um certo incômodo. Entretanto, isso não foi impedimento para a sua aprovação.
Cabe lembrar que Zanin ganhou destaque ao defender Lula em processo, resultante da operação lava jato, que resultou na prisão do presidente.
E isso resultou na relação de proximidade e confiança, que foi muito explorada pelos parlamentares de oposição.
Quer saber o que estão comentando no meio político acerca dessa aprovação? Continue a leitura até o final, esse texto traz as principais opiniões.
Principais opiniões a respeito de aprovação
Assim, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, foi um dos parlamentares que comemorou a aprovação do do indicado de Lula para o cargo de ministro do STF. Conforme já fizemos menção, a aprovação do advogado Cristiano Zanin aconteceu na quarta-feira (21) pelo Plenário do Senado.
Guimarães, publicou vídeo em suas redes sociais, afirmando que Cristiano Zanin, durante a sabatina na CCJ do Senado, pode demonstrar seu comprometimento com o dever constitucional e com a defesa da legislação. Ressaltou que o advogado é um homem que tem compromisso com o país, com o “Estado Democrático de Direito” e, acima de tudo, com o que se entende por ‘devido processo legal’ nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal.
Igualmente, o deputado Fábio Macedo (Pode-MA), líder do Podemos na Câmara, também fez uso de uma rede social para felicitar o advogado Cristiano Zanin. Declarando, desse modo, seu voto de sucesso. Destacou ainda, a importância da função, que tem por objetivo defender os regulamentos constitucionais da República, de forma responsável e imparcial como prevê o cargo.
Também a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, destacou a postura de Zanin, afirmando ser correta, imparcial e de respeito às leis, predicados que, ao seu ver, representam a “diferença na composição” do STF.
Sobre o advogado Cristiano Zanin
Cabe ressaltar, que a notoriedade do advogado Zanin, está diretamente relacionada ao trabalho de defesa de Lula na época de sua prisão.
Assim, é inegável que o advogado despontou para o cenário nacional após esse trabalho. Entretanto ele tem longa carreira, atuando no direito empresarial.
Enfim, em sabatina no plenário do Senado, ele não negou sua relação próxima ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contudo relacionou a escolha de seu nome pelo presidente ao trabalho que desenvolveu ao longo de sua carreira.
Sobre a sabatina
A sabatina contou, assim, com 32 os senadores que além de discursar, foram os responsáveis pelas perguntas. Além de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da comissão, de Omar Aziz (PSD-AM), Jaques Wagner (PT-BA), que ao final da arguição, pronunciaram-se rapidamente. Embora houvesse a permissão para réplica e tréplica, o recurso foi raramente utilizado.
Enfim, em sua opinião o que levou a aprovação de Zanin com número de votos acima do necessário? Comente conosco!