Existem alguns erros ao solicitar a aposentadoria que são comuns e levam à recusa da situação. A negativa é reversível, entretanto, o melhor mesmo é quando a aposentadoria sai logo, para que o trabalhador possa descansar após tanto tempo dedicado ao labor. E falhas na documentação são os principais fatores que levam à recusa do benefício e ao seu adiamento. Confira quais são os erros que você não pode cometer se quiser uma aprovação rápida ao solicitar sua aposentadoria!
Apenas ter direito não garante a aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social é um autarquia que tem como responsabilidade o pagamento de benefícios diversos, a vários brasileiros. Aqueles que têm direito a receber pagamentos do INSS, naturalmente, são aquele que contribuem com ele, mensalmente.
Portanto, para ser um segurado, é preciso que haja contribuição por parte do patrão, quando o funcionário tiver carteira assinada. Mas o pagamento também pode ser feito de maneira autônoma, através da Guia da Previdência Social.
Além disso, quem é MEI pode receber benefícios e aposentadorias mediante a contribuição mensal via pagamento da DAS. Entretanto, não basta cumprir esses critérios para que haja o pagamento automático do benefício, quando este for solicitado. Isso porque diversos fatores podem influenciar no pedido, gerando erros ao solicitar a aposentadoria. E esses erros fazem com que ela seja adiada, deixando o trabalhador na mão.
Apresente a documentação correta
É muito importante que não haja nenhum erro ao solicitar a aposentadoria, no que tange à documentação apresentada. Isso porque os documentos solicitados pelo instituto quando da solicitação são fundamentais à aprovação do benefício. Dessa forma, pessoas que anexam documentações ilegíveis, ou que enviam o pedido sem algum dos documentos listados, terão o benefício negado.
Portanto, para que isso não aconteça com você, é preciso que tenha em mãos:
- RG
- CPF
- Carteira de Trabalho (se for o caso e quantas estiverem em mãos)
- PIS/PASEP, quando for o caso
- NIT (Número de Identificação do Trabalhador)
- Comprovante de residência
- Extrato do CNIS
- Carnês de contribuição (esses últimos, referentes àquelas pessoas que trabalham de forma autônoma e contribuem sozinhas)
Trabalhadores que exerceram tanto atividades autônomas como com vínculo empregatício, precisam levar todas as comprovações.
Atualize seus dados
Os dados desatualizados são outros dos erros ao solicitar aposentadoria que podem levar à recusa da solicitação, ou ao seu adiamento. É fundamental que o trabalhador tenha os seus dados atualizados junto ao INSS. Portanto, busque saber se, no seu caso, há algo que falta.
Além disso, certifique-se de que você está em dia com a Receita Federal, antes de realizar atualizações, se for o caso. As informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais também devem estar atualizadas. Aliás, essas últimas são fundamentais, especialmente, para aqueles que solicitaram ou pretendem solicitar a aposentadoria por meio digital. Por exemplo, através do site ou aplicativo.
Isso porque esse é o meio que a Inteligência Artificial do INSS utiliza como principal, para liberação de benefícios. Portanto, com o CNIS desatualizado, a solicitação à distância não tem a menor chance de receber aprovação.