Pesquisadores de vários países analisaram a ação dos enxaguantes bucais em relação à redução da transmissão da Covid-19.
De acordo com os experimentos in vitro, os enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio foram capazes de inibir o Sars-CoV-2 em 99,99%.
Os testes foram feitos com as variantes Alfa, Beta e Gama, esta última que é a prevalente no Brasil.
Esse fato ocorre visto que os enxaguantes bucais compostos por cloreto de cetilpiridínio, cloreto de dequalínio e o cloreto de benzoilmetronidazol ajudam a diminuir a quantidade do vírus na saliva e reduzem a contaminação das placas bacterianas na boca.
Apesar de reduzir a carga do vírus, segundo especialistas em saúde bucal, os enxaguantes não são capazes de diminuir a transmissão e infecção pela Covid-19.
Benefícios do enxaguante bucal
Além de reduzir a carga da Covid-19 da saliva, os enxaguantes ainda promovem inúmeros benefícios à saúde bucal, entre eles:
- Evita placas bacterianas
- Previne o tártaro
- Refresca o hálito
- Favorece a limpeza da língua
- Evita a gengivite
- Previne a periodontite
- Chega até regiões de difícil acesso da boca
- Ajuda na cicatrização de lesões ou após procedimentos odontológicos
Ainda de acordo com odontologistas, o enxaguante não deve substituir a escovação e uso de fio dental, ele apenas complementa a limpeza auxiliando na proteção bucal, entretanto, sozinho não tem efeito.
Também vale lembrar, que este produto não clareia os dentes, mesmo aqueles que prometem tal efeito, visto que apenas o uso de gel clareadores é capaz de garantir o clareamento sempre com indicação e supervisão do dentista.
Além disso, nem todas as pessoas necessitam do enxaguante bucal, já que usado de forma inadequada pode trazer prejuízos como manchas nos dentes, alteração de paladar, ressecamento da boca, entre outros, portanto é necessária uma avaliação e recomendação odontológica.
Como usar
Caso o dentista recomende a utilização do enxaguante, ele também orientará quanto à quantidade, que deve ser dosada de forma individual, assim como a quantidade de vezes.
O excesso do produto, assim como a falta dele pode prejudicar a saúde bucal, por isso é imprescindível seguir a recomendação à risca.
Ademais, a sequência correta para assepsia bucal completa é:
- Usar o fio dental entre todos os dentes;
- Realizar a escovação com materiais específicos, entre escova e creme dental;
- E logo após, aplicar o enxaguante, que deve ficar em movimento na boca por até um minuto, seguido do enxague abundante com água.
Leia também: Chiclete X Saúde Bucal: Consumo adequado pode ajudar a estimular a produção de saliva