Após meses em negociações com o Banco Central para que pudesse realizar a nova atualização, o WhatsApp Pay já está disponível e permite transferências e pagamentos online. Vale ressaltar que a nova função começou a funcionar na última terça-feira (04). O recurso, segundo o informado pelos desenvolvedores, deve aparecer de forma espontânea para os usuários no decorrer do mês de maio.
A primeira fase será de testes e experimentos (clique para acessar o Web WhatsApp). Dessa forma, deve ser totalmente gratuita e deve passar por modificações. O intuito é saber como os internautas interagem com essas mudanças em um aplicativo que estão tão acostumados a utilizar diariamente.
Outro ponto de destaque é que todos os pagamentos das empresas devem passar por uma nova revisão do Banco Central. O aplicativo inicial deve ser lançado com foco em pessoas físicas.
Pagamento limitado para empresas no WhatsApp
Apesar de aceitar pagamentos pelo WhatsApp ser uma forma de acolher mais clientes e melhores métodos, ainda é recomendado não abrir mão do cartão de crédito ou débito e também do boleto. O Banco Inter faz a emissão gratuita dos boletos, o que pode ser positivo para aqueles que não querem gastar muito com essa alternativa.
Cada usuário tem um limite de transferências: depois de R$ 5.000,00 mensais ou de, por exemplo, 5 transferências de até R$ 1.000,00. Então, para quem trabalha com empresas não é tão benéfico já que a quantidade de transferências é bastante limitada e somente um MEI pode chegar a mais de 30 transferências em um mês para pagamentos de produtos, serviços e etc.
Mas, quais são os bancos cadastrados? Banco Inter, Banco do Brasil, Nubank, Itaú e mais outras 4 opções. O Inter vem se destacando pela praticidade dos microempreendedores individuais. Com ele, é possível obter um cartão corporativo com uma série de vantagens exclusivas como facilitação de crédito e muito mais.
Para enviar o valor, basta:
- Escolher a opção “pagamento” no aplicativo do WhatsApp;
- Inserir o valor que você deseja enviar ou receber da origem.