O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um órgão público encarregado de avaliar solicitações de auxílios e benefícios do Governo Federal. É por meio dele que a população pode se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS, por exemplo.
É importante ressaltar que existem critérios para a inscrição no CRAS. Os brasileiros passam por uma série de questionamentos para que os assistentes sociais possam determinar se a pessoa é elegível para receber o benefício.
Caso seja elegível, ela entra na lista de espera. Além do Bolsa Família e do BPC, há outras vantagens em se inscrever no Centro de Assistência Social. Continue lendo para descobrir quais são as principais perguntas feitas pelos agentes.
Então, como se preparar para a entrevista no CRAS?
Primeiramente, é importante entender o papel do CRAS. Além de ser a porta de entrada para o Cadastro Único, o centro também é utilizado para várias outras finalidades. Muitas vezes, a prefeitura usa o órgão para determinar quais famílias precisam receber benefícios municipais, por exemplo.
Durante a entrevista, o brasileiro nunca deve fornecer informações falsas sobre sua renda, sob nenhuma circunstância. Isso pode resultar em consequências legais por receber benefícios de maneira inadequada e na exclusão da lista de beneficiários do Governo, como aconteceu com cerca de um milhão de beneficiários do Bolsa Família neste ano.
Geralmente, a entrevista no CRAS é conduzida de forma amigável. Os assistentes sociais são treinados para fazer as perguntas de maneira a não constranger a população. Eles questionarão sobre a renda familiar, que, para receber o Bolsa Família, por exemplo, deve ser de até R$ 218 por pessoa por mês.
Também serão feitas perguntas sobre a ocupação dos membros da família e suas idades, além de informações sobre o endereço e o número de pessoas que moram na residência. Se houver alguma gestante na família, isso também deve ser informado.
É importante mencionar que os agentes também vão solicitar informações sobre o histórico familiar e os bens da família. Um dos aspectos mais relevantes da entrevista é explicar por que a família está procurando o CRAS e quais são suas necessidades e desafios no momento.
Questionamentos na entrevista do CRAS
Pontos cruciais da entrevista incluem questionamentos sobre o acesso da família a serviços públicos, como educação, saúde e lazer. Isso permite encaminhar a família para programas específicos da prefeitura que atendam às suas necessidades.
Lembre-se de que a entrevista no CRAS não tem a intenção de julgar, mas sim de ajudar o Governo a compreender as necessidades da população. Portanto, seja sincero ao falar sobre sua situação real e explique claramente quais são as necessidades da sua família que não estão sendo atendidas.
Como denunciar o CRAS em casos de informações falsas ou processos dificultados sem justificativa
Se você se deparar com essa situação, pode tomar as seguintes medidas:
1. Ligue para o número 121, e siga as etapas a seguir: digite 1, depois 1, e novamente 1, aguardando um período entre cada dígito. Quando atendido, relate a situação.
2. Se a ligação não for possível, acesse o chat do Ministério da Cidadania (MDS) através do link aqui. Ao acessar o link, forneça os dados solicitados e responda a todas as perguntas que aparecerem.
3. Se ainda assim não conseguir, acesse o site do MDS diretamente no link aqui. Em seguida, clique em “Solicitação”. Faça o login ou cadastre-se conforme as instruções. Depois disso, forneça seus dados e as informações necessárias, e no campo de destinatário, insira “MDS” e procure por “Bolsa Família”. Em seguida, relate o que aconteceu em sua visita ao CRAS e as informações que foram fornecidas a você.
4. Prossiga preenchendo os campos restantes, clique em “Avançar”, depois em “Concluir” e aguarde.
É de extrema importância que você seja cuidadoso e transparente ao fornecer informações ao Governo Federal.”