Todos se perguntam o que fazer numa entrevista de emprego. Afinal, a situação pode ser bem extrema para boa parte das pessoas. Portanto, a insegurança pode levar muitos a não renderem como deveriam.
A timidez quase sempre é um dos maiores desafios. Porém, há inúmeras outras dúvidas, por exemplo, sobre o que responder para as temidas perguntas.
Confira abaixo algumas dicas sobre o assunto.
Como se preparar para a entrevista de emprego?
Pesquise sobre a empresa antes mesmo de comparecer para a entrevista de emprego. Afinal, conhecer a organização é fundamental para alinhar seus posicionamentos de acordo com os valores da mesma.
Além disso, cuide de chegar sempre com alguns minutos de antecedência. Porém, nada de exageros, 20 minutos já é o suficiente. Assim, até o seu horário pode se recompor, ir ao banheiro, tomar água, etc.
Cuidado com a apresentação pessoal! Sim, ela faz diferença. Por isso, cuide de sua aparência, ou seja, garanta:
- Cabelos limpos e penteados, meninos barbeados;
- Roupas de cores sóbrias;
- Sem transparências e comprimentos exagerados;
- Moderação na maquiagem, perfume e acessórios.
Tente manter a calma e respirar tranquilamente. Para isso, se faça entender que é apenas um processo seletivo, ou seja, um possível não jamais determinará o seu futuro.
Pouca produtividade? Dicas para melhorar no trabalho
As perguntas na entrevista de emprego
Muito temidas, as perguntas da entrevista de emprego têm razão de ser, ou seja, apesar de muitas delas sugerirem coisas que parecem fora de contexto, há fundamentação.
A entrevista é o momento do recrutador conhecer o candidato. Assim, o foco será suas competências comportamentais. Afinal, as técnicas já foram expostas no currículo.
Portanto, é importante demais conhecer o seu perfil pessoal. Responda sempre com sinceridade, mesmo que lhe pareça negativo. Com isso, você demonstra idoneidade e consciência de suas necessárias mudanças.
Não enxergue o avaliador como um inimigo, e sim como alguém a ser conquistado. Por isso, impressione-o com seu histórico acadêmico e profissional, a sua trajetória de vida.
Ao falar de seus pontos fracos, não deixe de mencionar o que faz para melhorá-los. Desta forma, eles não soam tão negativos e você mostra que faz algo a respeito.
O que fazer no final da entrevista?
Próximo ao final da entrevista, quase sempre se abre um espaço para perguntas, aproveite. Afinal, é legítimo que o avaliador também seja questionado. Assim, faça perguntas pertinentes e que demonstrem seu interesse pela vaga.
Questões como o clima entre funcionários, o regime de trabalho, possibilidades de crescimento e etc. Além disso, não esqueça de agradecer e perguntar sobre a provável data de retorno sobre o processo.
Veja também: Cursos técnicos: 5 mais valorizados no mercado