A entrega do cartão do Auxílio Brasil se iniciou no final do mês de junho. A primeira remessa de entrega será feita àqueles que foram admitidos no programa a partir de novembro de 2021.
Como está a entrega do cartão do Auxílio Brasil?
Segundo o Ministério da Cidadania, a respeito da entrega do cartão do Auxílio Brasil, até o momento 3,2 milhões unidades foram enviadas. Para essa remessa, 6,6 milhões de famílias ainda devem ser contempladas.
A prioridade está sendo dada a distribuir aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF).
A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe das seguintes informações:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já o verso do cartão conta com:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Após a entrega do cartão do Auxílio Brasil, será necessário cadastrar uma senha para a nova funcionalidade.
Como cadastrar a senha do novo cartão do Auxílio Brasil?
A decisão de implementar uma senha nos cartões, seu deu para facilitar a utilização, sem que o beneficiário saia de casa. O cadastro da senha deve ser feito pelo aplicativo Caixa Tem. Então, veja o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
A nova versão dos cartões conta com um chip na função débito, que permite aos usuários realizar compras, acompanhar e movimentar a conta, controlar despesas, além de permitir pagamentos e saques totais ou parciais do benefício.
Como ter acesso ao Auxílio Brasil?
Quem possui o antigo cartão do Bolsa Família ainda pode utilizá-lo para sacar o benefício. No entanto, as opções de transações utilizando o cartão só se aplicam ao novo cartão do programa.
Além do cartão, é possível ter acesso ao valor do Auxílio Brasil por meio da:
- Poupança social digital acessada pelo aplicativo Caixa Tem;
- Conta-corrente;
- Conta especial de depósito à vista; ou
- Conta contábil, por meio da plataforma social do programa.
A utilização da conta contábil para depósito do benefício só ocorre quando o beneficiário não possui nenhuma das outras opções de conta bancária. Caso haja erros técnicos, a modalidade também é utilizada.
Oposição a troca de cartões
Para confeccionar novos cartões para todos os beneficiários do Auxílio Brasil o valor aproximado foi de R$ 130 milhões. O Governo tentou negociar com a Caixa Econômica, entretanto, a estatal não possuía recursos.
Apesar do que o banco achava, a confecção e entrega do cartão do Auxílio Brasil saiu a tempo de gerar impactos no cenário das eleições presidenciais.
Na época da tramitação da proposta, deputados entraram com um pedido no Tribunal de Contas da União para suspender a ação. A motivação do pedido se dá pelo mau uso do dinheiro público. No entanto, os deputados não obtiveram sucesso.
estou sem trabalho fiz inscrição. infelizmente não quero viver com minha filha mais nova. por motivo pessoal. eu pedir abrigo em outro lugar. em troca de um teto eu dou o que serviço.quando aparece uma faxina eu faço dependendo da casa o apartamento. e eles pagam muito pouco e quer serviço bem feito.as vezes eu tiro 100. e as vezes 80
Boa. Noite. Você. De. K. Cidade