Não é de hoje que as filas do INSS vem causando preocupação tanto nos segurados quanto nas autoridades. Assim, entre promessas e ações concretas, muitos brasileiros ainda aguardam nessa fila.
Uma das ações foi a criação do Portal da Transparência. Essa foi a primeira medida do novo presidente Alessandro Stefanutto que prometeu muitas mudanças.
No mês de junho houve a implantação de um projeto piloto que tinha como objetivo realizar ligações lembrando os segurados, com uma semana de antecedência, sobre os seus procedimentos agendados. Dessa forma, não haveria falta aos agendamentos, solucionando assim uma das causas do aumento nas filas.
Quer saber mais notícias sobre as filas do INSS e as medidas que a autarquia tomou com o objetivo de sanar o problema. Continue a leitura do texto até o final.
Causas das filas no INSS
Primeiramente, é importante saber que todo segurado que pretende requerer um benefício do INSS, nesse momento, tem que ter uma dose extra de paciência. Ou seja, precisa estar consciente de que vai enfrentar fila.
A algum tempo o Instituto não tem dado conta de processar todas as solicitações. Nesse sentido, os motivos para a demora são vários. Portanto, eles vão desde a falta de servidores até faltas dos próprios segurados nos procedimentos agendados. Além disso, houve um agravante que foi o fechamento das agências no período da pandemia.
De acordo com informações do próprio Instituto de Previdência, outro agravante foi a tentativa de facilitar o acesso dos segurados aos serviços, criando o INSS digital, isso causou um represamento nos processos que deveriam passar por análise e acabaram ficando pendentes. Além dessa, houve outras alterações nos funcionamentos do instituto, que também geram atrasos.
Consequências das filas do INSS
Primordialmente, essas filas trazem prejuízos aos segurados que aguardam a concessão dos seus benefícios. Especialmente para aquele segurado que depende dos recursos do benefício para tratamentos de saúde, para a aquisição de medicamentos e também para aqueles cuja única fonte de renda é o benefício que está aguardando.
Assim, com o aumento nas filas que sofreu um salto significativo no ano de 2023, o tempo de espera para a concessão de cada benefício tornou a espera ainda mais impactante.
Dessa maneira, além de mais de um milhão de requerimentos de diversos benefícios que aguardam por análise, estando com a documentação em dia. Existem também quase seiscentos mil segurados que aguardam por perícia médica.
Principais medidas para sanar esse problema
O Ministério da Previdência Social e o Instituto de Previdência tomaram algumas medidas, na intenção de amenizar o problema.
Inicialmente houve a implantação de um projeto, em que servidores, que atuam na central 135, realizam ligações para lembrar os segurados de seus agendamentos.
Além disso, assim que o novo presidente assumiu o cargo ele anunciou a contratação de servidores que haviam sido aprovados no último concurso, visando ocupar vagas ociosas e aumentar a eficiência no atendimento.
Além dessa medida, também houve o anúncio de uma proposta que prevê o pagamento de bônus para peritos e servidores do INSS e também do Ministério da Previdência Social por hora extra de trabalho. Desse modo, pretende-se reduzir drasticamente os estoques de solicitações que já contam com tempo superior a 45 dias.
Você acredita que será possível implantar um atendimento de qualidade na previdência, quando diminuir as filas do INSS? Compartilhe conosco a sua opinião.