A bulimia é um distúrbio que se caracteriza por episódios recorrentes e incontroláveis de consumo de grandes quantidades de alimentos, seguidos de reações inadequadas para evitar o ganho de peso. A princípio, as reações são como indução de vômitos, uso de laxantes e diuréticos, jejum prolongado e prática excessiva de atividade física.
Além disso, entre os principais fatores de risco estão a predisposição genética, pressão social e familiar, baixa autoestima e a valorização do corpo magro como ideal de beleza.
Sintomas da bulimia
Nesse sentido, alguns dos principais sintomas da bulimia são:
- A ingestão exagerada de alimentos em curtos períodos de tempo;
- Uso indiscriminado de laxantes e diuréticos;
- Dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle que levam à ingestão compulsiva de alimentos;
- Episódios depressivos, de ansiedade, comportamento obsessivo-compulsivo, automutilação, entre outros.
Assim como alguns transtornos ansiosos, a bulimia tem um potencial enorme de gerar sentimentos de culpa, tristeza e obsessão, que se não forem tratados podem significar uma perda significativa da qualidade de vida. A bulimia também pode evoluir para outros transtornos e até mesmo para doenças fisiológicas como refluxo, gastrite, anemia, entre outras.
Tratamento
O tratamento da bulimia exige acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se estiverem presentes distúrbios como depressão e ansiedade.
Portanto, se você está passando por episódios de bulimia, não tenha medo de buscar ajuda. Geralmente, as pessoas que estão sofrendo com o transtorno sentem vergonha ou medo do julgamento da família e dos amigos. Porém, com o acompanhamento adequado é possível tanto diminuir o sofrimento quanto cuidar do seu corpo e do seu peso. E lembre-se: o mais importante em nós é o que somos e não como somos.
Gostou desse artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe com amigos e familiares.
Sobretudo, veja também: os 9 primeiros sintomas de Covid-19.