Hoje nós vamos passar algumas informações para que você entenda tudo sobre o futuro do 14º salário do INSS.
Desde que esse assunto surgiu, todos os beneficiários do INSS estão de olho nas notícias para saberem quando, de fato, essa medida vai começar a valer.
No entanto, nos últimos dias o Ministro da Previdência Social fez um pronunciamento onde relatou que está estudando a possibilidade de pagar esse salário extra para os aposentados e pensionistas do INSS neste ano.
Com isso, muitas dúvidas e questionamentos começaram a surgir entre os beneficiários. Por isso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para esclarecer essas dúvidas. Para, assim, deixar você por dentro de tudo sobre o 14º do INSS.
Por isso, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre esse assunto!
O que é o 14º salário do INSS?
O 14º salário do INSS surgiu em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro do PL, como forma de auxiliar os aposentados e pensionistas assegurados. Nos tempos difíceis que o mundo todo passou desde o começo da pandemia da Covid-19, esse dinheiro seria bem vindo.
Apesar de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados e ter o aval do então ministro da economia, o projeto parou no Senado, e nunca chegou ao bolso dos beneficiados.
Porém, o recém nomeado ministro da Previdência Social Carlos Lupi, se pronunciou recentemente dizendo que está estudando uma forma de realizar o pagamento. Então, esse salário extra para os segurados da Previdência pode acontecer, mas essa possibilidade é bem remota, devido aos altos custos. Afinal, isso iria custar para os cofres do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.
Por isso, muitos dos beneficiários estão se sentindo como se tivessem tomado um banho de água fria, visto que estão esperando esse pagamento extra há quase 3 anos.
Quem tem direito ao 14º salário do INSS?
Se o projeto for realmente aprovado, todos os aposentados e pensionistas do INSS terão direito ao 14º salário.
Contudo, vale lembrar que essa possibilidade está muito longe da realidade, pois, segundo Lupi, a realidade econômica do Brasil está difícil. Afinal, mais de 1 milhão e duzentas mil pessoas aguardam na fila para entrar na lista de beneficiários da Previdência Social.
Lupi ainda afirmou que a possibilidade de liberar um 13º salário para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do BPC-Loas, está mais perto do que a liberação de um 14º para os segurados da Previdência.
Quando será aprovado o 14º salário do INSS?
Por enquanto, ainda não se sabe se o Projeto de Lei que visa a liberação de um 14º salário para os beneficiários do INSS.
Só o que se sabe é que o Ministério da Previdência Social está trabalhando para que os segurados, tanto da Previdência quanto do BPC-Loas. Sendo assim, talvez tenham todos os recursos necessários para viverem de maneira digna.
Agora que você já sabe tudo sobre o 14º salário do INSS, é só acompanhar as próximas notícias para saber quais serão as mudanças feitas pelo atual ministro da Previdência Social. Afinal, quem precisa de dinheiro deve ficar atento aos possíveis benefícios.