Rosácea é uma doença inflamatória da pele, que deixa o rosto com muita vermelhidão, bolinhas vermelhas (às vezes com pus) e sensibilidade. Em alguns casos mais raros, também pode aumentar o volume do nariz (conhecido como rinofima) e acometer os olhos.
Nesse sentido, a doença é crônica e afeta predominantemente os adultos, especialmente as mulheres. Assim, é muito importante ter o acompanhamento médico adequado com o dermatologista, pois não é um problema estético. A rosácea precisa ser muito bem tratada.
Mais sintomas
Nesse sentido, a rosácea é uma condição que afeta o sistema vascular da pele, causando inflamação com períodos de crise e outros de melhora. Dependendo do tipo, pode causar vermelhidão, eritema, vasos dilatados e algumas lesões bem parecidas com espinhas na região afetada (por isso ela recebe, erroneamente, o nome de “acne rosácea”).
Causas da rosácea
As causas são multifatoriais e genéticas. Além disso, o quadro pode se agravar com alguns alimentos e com o uso de produtos errados. ⠀
Fatores de risco para rosácea
Sobretudo, existem outros fatores que podem ser gatilhos:
- estresse
- bebidas alcoólicas
- bebidas quentes
- alimentos apimentados e condimentados
- exercícios físicos
- clima (tempo muito quente ou muito frio)
- banho quente
- exposição ao sol
- uso de alguns produtos para a pele (cosméticos, sabonetes, ácidos)
- de medicamentos vasodilatadores
Tratamento
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não há cura para a doença. Porém, existem diversos tratamentos para esta doença e a fototerapia com LED é um deles, atuando no clareamento de manchas e na redução dos efeitos da acne, psoríase, vitiligo, calvície e muitas outras doenças. Através de feixes de luz combinados e programados, ela atinge as camadas mais profundas da pele e trata diversas disfunções estéticas.⠀
⠀
Então, se você conhece alguém com essa doença de pele, não deixe de alertar sobre a importância do acompanhamento médico correto. Rosácea tem tratamento e controle.
Então, procure um dermatologista de confiança.