A época mais movimentada do ano para a Receita Federal já começou. Pois, mais de 30 milhões de contribuintes são responsáveis por preencher sua Declaração de Imposto de Renda e garantir a conformidade fiscal entre hoje, 15 de abril e quarta-feira, 31 de maio de 2023. Por isso que hoje, nós indicaremos qual a modalidade ideal para declarar Imposto de Renda.
A maioria das pessoas que se enquadram nas diretrizes estabelecidas pelo Tesouro Federal dependem de sua renda anual. Afinal, isso é o mais importante para determinar se devem ou não declarar o Imposto de Renda Pessoa Física.
Uma das principais fontes de receita do governo, o pagamento do imposto de renda ajuda a pagar por serviços públicos essenciais. Entre eles, a saúde, educação e aplicação da lei.
Como um bônus adicional, a tributação progressiva permite que o imposto seja usado para mitigar a desigualdade social. Afinal, você vai ter cobrada uma porcentagem maior de uma renda mais alta daqueles que têm mais.
Qual a modalidade ideal para declarar Imposto de Renda?
Existem três formas diferentes de apresentar sua declaração de imposto de renda. São elas: declaração simplificada, declaração completa e a declaração pré-preenchida. Portanto, veja abaixo:
Declaração Simplificada
Na declaração do imposto de renda, quem tem poucas despesas dedutíveis ou não deseja prestar contas completas de todas as suas despesas deve utilizar a declaração simplificada.
Com essa estrutura, uma dedução padrão de 20% é aplicada ao lucro tributável, até o valor máximo definido pela Receita Federal.
Declaração Completa
A declaração completa é recomendada para quem tem várias despesas dedutíveis e deseja compilar uma lista abrangente de todas elas. É possível reduzir os custos com saúde, educação, aposentadoria e cuidados dependentes com esse método.
Em ambos os casos, você precisará incluir todos os detalhes relevantes sobre sua renda, ativos e despesas em sua declaração de imposto. Além disso, se você algum imposto devido, você poderá parcelar o custo em até oito parcelas, cada uma com sua própria taxa de juros.
Declaração pré-preenchida
A terceira opção é uma Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida. É uma novidade disponibilizada pela Receita Federal do Brasil que permite ao contribuinte acessar um formulário de imposto já preenchido com informações fornecidas por pagadores, como empresas e instituições financeiras.
Alguns exemplos dos tipos de dados cobertos por esta seção são receitas e despesas relacionadas à saúde e educação. O contribuinte pode verificar os detalhes e validar a declaração se estiverem corretos.
Se um colaborador perceber algum erro ou omissão em sua própria declaração, ele é livre para fazer as alterações necessárias.
Para usar a declaração pré-preenchida, o contribuinte deve ter um certificado digital válido ou código de acesso. Vale lembrar, você é o principal responsável pela declaração do imposto de renda. Afinal, se você contratar um contador, a responsabilidade pelos dados preenchidos ainda é sua. Por isso, escolha um profissional que realmente entenda o que está fazendo.
Você escolheu a função pré-preenchida como modalidade ideal para declarar Imposto de Renda? Portanto, mesmo assim, você vai conferir todas as informações para evitar quaisquer problemas com a Receita Federal.