Os motoristas do Brasil estão pagando caro para abastecer seus veículos. A saber, o preço do diesel bateu recorde nos postos do país na semana passada. Já o valor médio da gasolina alcançou o maior patamar há duas semanas. E, mesmo que tudo isso pareça ruim, não é tão complicado quanto ficar sem combustível.
A saber, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, alertou o Ministério das Minas e Energia (MME) sobre um “elevado risco” de desabastecimento de óleo diesel no segundo trimestre. Diante dessas preocupações, a Secretaria de Óleo de Gás do MME convocou uma reunião para esta sexta-feira (27) com dirigentes da Petrobras e de petrolíferas privadas.
De acordo com Coelho, os baixos estoques dos Estados Unidos são muito preocupantes. A propósito, o país é o principal exportador para o Brasil. Além disso, a Europa e Singapura estão com os níveis mais baixos dos últimos dez anos, agravando ainda mais a situação.
Brasileiros podem ficar sem diesel
Vale destacar que, desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os preços dos combustíveis dispararam. Em suma, o barril de petróleo vem sendo vendido a mais de US$ 100 nos últimos meses. Como o diesel e a gasolina são derivados da commodity, seus preços também acabaram subindo significativamente.
Os Estados Unidos ainda sofreram com furacões no ano passado, e o temor é que a temporada desse ano afete a produção do país. Em 2021, refinarias americanas ficaram sem funcionar por dias devido a furações.
Tudo isso reduz a oferta global de diesel, e isso pode fazer os brasileiros sofrerem com a redução do diesel. O presidente da Petrobras disse que as refinarias do país estão funcionando próximo da sua capacidade máxima. Como há paradas técnicas para manutenção previstas para os próximos meses, a oferta de diesel pode ser insuficiente para a demanda interna.
“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias – apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022“, diz a carta.
Leia Também: Procon-SP notifica Google sobre serviço de bloqueio de Android roubado