Ultimamente muito tem se comentado a respeito de um possível “13º” nos benefícios governamentais. Entretanto, o Auxílio Brasil não terá abono neste final de ano. Continue acompanhando este artigo para entender por quê.
Por que as pessoas estão dizendo que haverá abono para o Auxílio?
O 13º salário é muito esperado pelos trabalhadores brasileiros, uma vez que todos que são formalizados contam com o pagamento no final do ano. Entretanto, o INSS também passou a adotar este abono natalino, oferecendo aos seus beneficiários um valor equivalente.
Por isso, aqueles que recebem a aposentadoria, receberão o 13º este ano. E é por isso que as pessoas estão na dúvida a respeito do recebimento do valor para os beneficiários do Auxílio Brasil. Só que o Auxílio Brasil não terá abono, pelo menos este ano.
Entenda o motivo
O abono natalino, que é pago todos os anos aos trabalhadores ou àqueles que recebem benefícios do INSS, é feito mediante aprovação legal. E há que se entender que o Auxílio Brasil é um benefício relativamente novo. Dessa forma, ainda que ele vise ajudar a classe de pessoas carentes a manter uma vida mais digna, é preciso que a proposta para pagamento do abono seja aprovada.
Já existe Projeto de Lei nesse sentido, que visa conseguir o valor bônus para os recebedores do benefício. Entretanto, ele ainda deverá passar por todas as fases de aprovação para, só depois, começar o pagamento do valor. Até lá, o Auxílio Brasil não terá abono, e os beneficiários deverão aguardar os trâmites legais normais, para que isso aconteça.
Qual é a proposta do Projeto de Lei?
Quem apresentou o Projeto de Lei foi o senador Alexandre Silveira, do PSD, e este trata-se do PL nº625/2022. Nele, consta a proposta que visa legalizar o abono do final do ano para aqueles que recebem o Auxílio Brasil. No PL, a proposta é que os beneficiários recebam o abono parcelado, sendo que uma das parcelas acontecerá em junho e a outra, no mês de dezembro, podendo ser considerada o abono natalino.
A proposta beneficiará muitas pessoas, se aprovada. Mas é importante lembrar, também, que o novo governo tomará posse em janeiro. Dessa forma, é incerta, ainda, qualquer mudança que for proposta em relação ao benefício. Portanto, todos deverão aguardar até lá e, por enquanto, o Auxílio Brasil não terá abono.
Quais são as mudanças previstas para o Auxílio Brasil em 2023
No próximo ano, haverá mudança de governo e o novo presidente eleito tomará posse. Ele já pontuou algumas mudanças que fará no Auxílio Brasil, sendo que uma delas é manter o valor do benefício em R$600,00 e não retorná-lo a R$400,00, como antes estava previsto.
Entretanto, essa não é a única mudança. Os beneficiários deverão cumprir, agora, novos requisitos, se quiserem continuar recebendo o valor mensalmente. Um deles é que as crianças tenham o seu cartão de vacinação em dia. Outro, é que as grávidas realizem o pré-natal.
Por fim, a última mudança prevista para o Auxílio Brasil é a mudança de nome, uma vez que ele passará a se chamar, novamente, Bolsa Família.