O Bolsa Família é, atualmente, o principal programa de distribuição de renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Desse modo, o Responsável Familiar (RF), como o próprio nome sugere, é a pessoa que responde pelo núcleo familiar participante do projeto.
No entanto, há uma preferência para quem pode ser o RF, assim como algumas regras quanto o recebimento do benefício. Assim sendo, confira agora mesmo as informações pertinentes acerca do assunto.
Somente o Responsável Familiar pode efetuar o saque do Bolsa Família em algumas ocasiões
Isso mesmo, apenas o RF pode realizar o saque do programa dependendo da utilização do serviço. Essa regra é baseada na segurança do benefício, uma vez que a parcela regular do Bolsa Família pode ser sacada sem a necessidade de apresentar cartão e/ou senha do programa.
Desse modo, quando o saque é feito sem os meios de acesso, o RF deve se dirigir a alguma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) portanto um documento oficial com foto. Nesse caso, o saque será feito direto na boca do caixa com o intermédio de um funcionário.
Após realizar o saque, o RF deve informar que deseja um novo cartão ou uma nova senha e então será orientado pelo atendente sobre como proceder.
Uma outra situação em que somente o RF pode fazer o saque do benefício sem o cartão e/ou senha é na Lotérica. O procedimento é o mesmo: o RF deve estar com documento oficial e informar que está sem o cartão do programa.
Portanto, essas são as formas de sacar o benefício quando não se está com o cartão do programa e senha. Caso o saque seja realizado no caixa eletrônico da CEF, qualquer membro da família poderá efetuar o saque.
Quem pode ser o RF
O RF será a pessoa indicada para responder uma entrevista sobre a sua própria família, atualizar o cadastro a cada dois anos e também responsável por sacar o benefício.
Dessa maneira, o RF deve ser, preferencialmente, uma mulher com no mínimo 16 anos de idade, que seja integrante da família e more na mesma residência que os demais membros residem.
Veja também: Auxílio emergencial de R$ 600 ainda é uma possibilidade; saiba melhor sobre o assunto
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.