Logo após esse período de pandemia do coronavírus, escutamos muitas fake news a respeito da vacinação. Por isso que nós, hoje, explicaremos por que a vacinação é importante. Dessa forma, confira aqui no Brasil 123.
Porque tomar a vacina?
Muitas pessoas ainda não tomaram a vacina para combater o coronavírus, e outras pessoas deixaram inclusive de dar as vacinas importantes para as crianças.
Considerando o ditado antigo: “É melhor prevenir do que remediar”, a vacinação contribuiu significativamente para a erradicação de diversas doenças graves, contribuindo para a diminuição dos óbitos em crianças e adultos.
Sendo assim, este fato é claro e evidente no caso do coronavírus, após a imunização, foi possível conter a doença e diminuir os óbitos, que não foram poucos.
O que é a vacina?
A vacina nada mais é do que injetar no corpo, partes do vírus, ou o vírus atenuado, para que o corpo humano produza anticorpos para combater esse vírus. O corpo entende o vírus atenuado como um corpo estranho e “entende” que precisa formar anticorpos para eliminá-lo.
A partir do momento em que o corpo produz anticorpos, acaba por impedir que a doença se estabeleça, seja por uma nova exposição ao vírus ou pelo contágio.
Se for considerado ao nível mundial, o Brasil é um dos países que mais oferece vacinação à população. Dessa maneira, são mais de 300 milhões de doses por ano, em 43 categorias de imunobiológicos.
Com o aumento da vacinação, a varíola foi erradicada no país em 1973, a poliomielite, em 1989, e a rubéola, em 2009. Já o sarampo foi erradicado no país a partir de 2016, mas com a redução no número de pessoas vacinadas, ressurgiu em 2018.
Qual a importância da vacinação?
A vacinação prepara o organismo para combater os antígenos de doenças graves. Sabe-se que muito se tem debatido sobre o tema. Todavia o debate precisa incluir a história da vacinação e suas contribuições para erradicar doenças que levaram muitas pessoas à morte.
Portanto, defendemos aqui os argumentos científicos que afirmam que a vacina é a melhor forma de prevenir doenças.
O argumento de não vacinação além de não causar uma proteção individual, prejudica toda a sociedade. Pois, quanto mais existirem pessoas não vacinadas, maior é a probabilidade de doenças que já foram erradicadas, retornem ao nosso convívio.
Dessa maneira, muito se nega a vacinação por desconhecimento da história. Além de não perceber que sua atitude individual, afeta a todos. Como exemplo, da falta de vacinação, em 2011 a cobertura vacinal no Brasil, da poliomielite foi de 99,6%, já em 2017, a cobertura vacinal foi de 78,4%.
Conclui-se então, que as pessoas estão deixando de vacinar os seus filhos.
Assim, a melhor forma de combater a desinformação é entender a importância da vacinação, que está relacionada com a prevenção individual das doenças. Com a melhora da qualidade de vida e com o aumento na expectativa de vida das pessoas.
Por isso, vá até um posto de saúde e coloque em dia a carteira de vacinação. Não pense somente em você, pense na coletividade.
Se ame e se previna!