Pode parecer muito estranho o fato de colocar um ventilador na parte traseira de um carro mas com um pouco de ciência e engenharia tudo fica diferente. Dessa forma, hoje o Brasil 123 carros vai te ensinar um pouco mais sobre os fan-cars, ou carros-ventilador.
Fan-cars e a engenharia por trás
A primeira ideia que passa pela nossa cabeça ao ver um carro desse tipo é que o ventilador vai impulsionar o carro para frente. Entretanto, ele está instalado na parte traseira para fazer outra função.
Esse ventilador vai agir “sugando” o ar da parte de baixo do carro. Quando o ar que está na parte de baixo do carro é sugada pelo ventilador fica uma zona de baixa pressão no lugar dele.
Essa zona de baixa pressão vai puxar o carro no rumo da pista e evitar que o carro de fórmula 1 perca o controle nas mais diversas situações de corrida.
O carro da foto acima dominou a sua temporada de estréia na F1 usando o ventilador na sua parte de trás. Entretanto, a Federação internacional de automobilismo (FIA) baniu o mesmo.
A FIA alegou que o carro era muito perigoso e que oferecia risco aos outros pilotos. Dessa forma, existem ainda muitas especulações sobre a transparência dessa decisão e muitos acreditam que ela foi política.
Deixe aqui nos comentários se você gostou de sabem como os fan-cars funcionam.