O trabalhador que pede demissão possui vários direitos. No entanto, nem todos sabem quais são as garantias que esse tipo de desligamento da empresa proporciona para os trabalhadores.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você entenda os direitos do trabalhador que pede demissão.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Entenda os direitos do trabalhador que pede demissão
Quando um trabalhador decide pedir demissão, é importante que ele esteja ciente dos seus direitos para garantir que não haja prejuízos financeiros ou trabalhistas. Embora nem todos os benefícios sejam assegurados nestes casos, existem alguns direitos que devem ser observados.
Veja abaixo alguns dos principais direitos do trabalhador que pede demissão:
1. Aviso prévio
Primeiramente, o trabalhador que pede demissão tem direito ao aviso prévio.
De acordo com a legislação trabalhista vigente, o trabalhador tem o direito e a obrigação de cumprir um aviso prévio de, no mínimo, 30 dias.
Entretanto, caso o funcionário não possa ou não queira cumprir esse prazo, ele poderá realizar o pagamento correspondente ao período ao empregador.
Vale ressaltar que o tempo de aviso prévio varia de acordo com o tempo de serviço do trabalhador na empresa.
2. Férias proporcionais
Outro direito que o trabalhador que pede demissão possui são as férias proporcionais. Sendo assim, caso o funcionário não tenha utilizado todo o período de férias a que tem direito, ele receberá o valor proporcional aos dias não usufruídos.
Além disso, é importante mencionar que esse pagamento também deve ser efetuado no momento da rescisão do contrato de trabalho.
3. 13º salário proporcional
Da mesma forma que ocorre com as férias, o profissional também tem direito ao 13º salário proporcional. Assim sendo, ao calcular esse benefício é necessário levar em consideração o número de meses trabalhados durante o ano, considerando que 1/12 avos do salário corresponde a cada mês completo trabalhado.
Assim, caso o trabalhador peça demissão antes de completar 12 meses de serviço, ele receberá o valor proporcional correspondente aos meses trabalhados até o momento da demissão.
4. Trabalhador que pede demissão tem direito ao saldo do salário e FGTS
Por fim, outros direitos que o trabalhador deve observar demissão são o saldo do salário e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saldo do salário se refere aos valores ainda devidos ao funcionário pela prestação de serviço até a data da rescisão do contrato de trabalho. Ademais, o FGTS é um benefício que o empregador deposita mensalmente em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Além disso, o trabalhador pode sacar o FGTS em várias situações, o que inclui a demissão.
Portanto, caso o trabalhador peça demissão, ele terá direito a sacar o saldo contido na sua conta do FGTS.
Como visto, ao pedir demissão, o trabalhador não perde todos os seus direitos. Por isso, é importante conhecer e entender quais os benefícios dessa situação.
Agora que você já sabe quais são os direitos do trabalhador que pede demissão, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!