Todo profissional, em algum momento de sua carreira, ouviu a respeito de previdência privada. Seja por oferta de bancos ou por noticiários. Mas afinal, o que é previdência privada? Vale mesmo a pena investir? Nós temos a resposta para você. Sendo assim, acompanhe aqui no Brasil 123 os motivos pelos quais você deve ou não investir nesse modelo de produto.
O que é previdência privada?
A previdência privada nada mais é que um investimento de aposentadoria. Assim como existe o plano de aposentadoria do governo, ofertado para aqueles que contribuem mensalmente com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Esse plano privado existe para assegurar uma renda mensal aos que estão deixando o mercado de trabalho e que possui uma variação de renda. Dependendo do valor de contribuição investido e seu rendimento. E apesar de não ser um programa público, a susep faz a fiscalização dessa contribuição (Superintendência de Seguros Privados).
Como funciona esse plano?
Trata-se de um investimento a longo prazo. Com objetivo de trazer autonomia, segurança e conforto ao aposentado. Este plano permite que você escolha quanto irá investir e quando começará a recebê-lo. Independente de tempo de serviço ou idade, dependendo apenas da meta de cada pessoa.
Vale a pena fazer a previdência privada?
Essa é uma questão ponderada dentro do objetivo de cada um, por isso depende. Se você busca por liberdade financeira e desfrutar de uma aposentadoria mais tranquila, estável, satisfatória e além do teto salarial pago pelo governo. Então, estude a previdência privada.
Sabemos que a maioria dos brasileiros tem dificuldades em enxergar as perspectivas a longo prazo e de se comprometer com isso. Portanto é necessário se aprofundar e conhecer os possíveis planos que irão assegurá-lo e quais são as suas rentabilidades. Para a partir daí buscar uma mentalidade que seja diferente.
Existem os benefícios do plano privado que é poder resgatar o dinheiro sem ter se aposentado ainda ou ter atingido a idade mínima e retirá-lo em montante (valor completo) ou em rendas mensais. Além de permitir o incentivo a uma cultura de investimento no brasileiro ao criar um hábito “forçado”, por não poder resgatar até cumprir o prazo pré-estabelecido no contrato, de poupar dinheiro, estando, assim, cada vez mais perto de alcançar a autonomia financeira.
Mas pode ser que tenha outros investimentos que tenham taxas menores. Por isso cabe a cada um analisar, pesquisar e entender qual o melhor caminho para se atingir o alvo.
Informações adicionais
Depois de entender o que é previdência privada e considerar que vale a pena entrar por esse caminho, faz-se necessário buscar pelo fundo correto de investimento. Há excelentes fundos de investimento para aposentadoria que, a longo prazo, cumprirão exatamente o objetivo inicial: uma velhice confortável, segura e independente.