Tanto investidores como empreendedores precisam estar atentos aos vários aspectos do mundo financeiro, um dos fatores que merece atenção especial é o IPCA. Assim, esse índice que tem o cálculo feito pelo IBGE desde o ano de 1979 é um fator relevante desse contexto.
O Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo é oficialmente o medidor da inflação brasileira. Portanto, ele mostra com clareza o poder aquisitivo e custo de vida da população.
O IPCA, mede as alterações que um conjunto de produtos com venda no varejo sofrem durante o mês. Utiliza esses dados para poder realizar uma comparação entre um mês e outro e definir a inflação mensal.
Quer entender melhor o que essa sigla representa na prática e qual a sua relação com os investimentos? Continue a leitura desse texto até o final.
Entendendo o que é o IPCA
Primeiramente, como o próprio nome já diz o IPCA é um índice que representa uma equação capaz de refletir a inflação do país. Quem faz o levantamento e o cálculo dessa equação é o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Se realiza o cálculo dessa equação através de uma pesquisa de preço com levantamento dos valores de uma cesta de produtos, comparando a variação sofrida de um mês para o outro. Portanto, o resultado é a inflação mensal.
Além disso, esse é o índice mais tradicional para o cálculo da inflação no Brasil.
Como ele engloba 90% das pessoas que vivem na zona urbana e tem o cálculo mensal, é um índice com ampla utilização. Assim, o banco central e o governo federal utilizam o resultado dessa equação, como referência na hora de fazer mudanças nas taxas de juros.
Além disso, o IPCA apresenta vários modelos, entre eles o IPCA acumulado.
Funcionamento do IPCA
A principal influência do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo é a demanda e a oferta. Sendo assim toda vez que existe uma grande procura por um produto com pouca quantidade, naturalmente ocorre uma alta no preço deste produto. Em contrapartida, se o consumo de um produto diminui, a tendência é a estagnação ou queda no preço do mesmo.
É essa variação no preço dos produtos que o IPCA traduz através de uma equação, indicando a inflação. O que torna esse índice mais importante é o fato do seu uso pelo Governo Federal. Pois ele acaba sendo referência no monitoramento da inflação anual e também nas determinações de políticas econômicas. Desse modo, o governo faz o controle da inflação.
Nesse sentido, o governo ao observar esse indicador, usa estratégias de contenção da inflação, toda vez que ele indica uma superação da meta. Assim, ao perceber o aumento, o governo eleva a taxa Selic, gerando desaceleração no consumo.
Como é feito o cálculo desse indicador
Por fim, para realizar o cálculo dessa equação que determina a inflação mensal, o IBGE coleta preços dos diversos produtos pré-definidos que inclui também a prestação de serviços, em milhares de locais.
Esse levantamento abrange todo o mês, desde o primeiro dia até o último. De posse desse levantamento é feito um comparativo com o levantamento do mês anterior, resultando em um valor único, que é o que denominamos de inflação.
Você já sabia da importância do IPCA em relação ao controle da inflação? Comente conosco.