É fácil ignorar a importância das florestas ao nosso redor para nossas vidas e economias diárias. No entanto, em uma escala maior, elas são as responsáveis por combater as mudanças climáticas e aumentar a riqueza da biodiversidade global. Apesar de sua importância, quase um terço das florestas do planeta estão sob ameaça severa e persistente. A Amazônia está sob crescente pressão à medida que os danos e o aquecimento global ameaçam atingir um ponto de inflexão após o qual as perdas não serão recuperadas
Por essa razão, destaco aqui as razões pelas quais devemos investir em nossas florestas.
Sumidouros naturais de carbono
As últimas duas décadas destacaram a importância das florestas na batalha contra as mudanças climáticas. Em um estudo realizado entre 2001 e 2019, constatou-se que as florestas retiraram duas vezes mais dióxido de carbono do que emitiram. Com efeito, as florestas atuam como uma via de mão dupla para o carbono, absorvendo-o quando em crescimento e liberando-o quando desmatado. No total, 23% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm do uso humano.
Os sumidouros naturais de carbono são reservatórios que acumulam carbono e, assim, diminuem a concentração da atmosfera. Como resultado, eles atuam como uma parte vital no processo de balanceamento de carbono e que é desconhecido ou dado como certo por muitos. Sua conservação e restauração podem fornecer 16-23% da mitigação climática necessária para limitar o aquecimento global a 1,5 a 2 graus.
Segurança da biodiversidade
As florestas são componentes críticos na manutenção da biodiversidade do mundo, mas a ameaça contínua de degradação e desmatamento contribui para a perda contínua desse recurso natural vital, normalmente para a agricultura comercial em larga escala. Todos nós nos beneficiamos da biodiversidade nas florestas – desde aqueles que vivem nas proximidades e dependem dela para seus empregos (como o turismo) ou a maioria que se beneficia dos efeitos nos ciclos de carbono, água e nutrientes.
Mantendo a preservação da água
Uma floresta saudável leva a um abastecimento de água limpa e pode nos poupar dinheiro. Isso acontece primeiro porque as florestas atuam como um filtro eficaz para a poluição da água, evitando que os sedimentos fluam para os córregos. Eles também regulam a precipitação e a evaporação e controlam a precipitação. No total, estima-se que 75% da água doce disponível para uso humano seja proveniente da floresta.
A eficácia das florestas no tratamento da água economiza os custos dos caros sistemas de filtragem, melhor ilustrado por um projeto na cidade de Nova York, onde US$ 1,5 bilhão foi gasto para proteger um milhão de hectares de floresta, economizando assim na construção de uma usina que teria custado até US$ 8 bilhões.
Benefícios econômicos
Em um nível simples e pessoal, uma caminhada por uma floresta é suficiente para restaurar uma sensação de calma. Mas em uma escala muito mais ampla, as vastas áreas arborizadas fornecem recursos econômicos, alimentares e médicos vitais. Foi estimado em um relatório de 2007 que o turismo baseado na natureza representa 7% do mercado internacional total, com a conservação e a proteção do ambiente natural no topo da lista de prioridades dos viajantes.
Muitos dos remédios que usamos para tratar doenças também têm sua origem nas florestas. Somente das plantas da floresta tropical, cerca de 120 medicamentos prescritos que são vendidos hoje são originários de lá, e isso é apenas por uma pequena fração das plantas disponíveis. No entanto, a ameaça de desmatamento ameaça esse recurso vital. Das 50.000 plantas medicinais conhecidas, sendo a base de 50% de todos os medicamentos, uma em cada cinco está em risco devido ao desmatamento.