Você conhece os principais tipos de medicamentos? Sabe para que servem cada um deles? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária “os medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico” para atender às especificações determinadas pela agência reguladora.
Primeiramente, vale ressaltar que existe diferença entre o medicamento e o remédio. O primeiro é estudado e elaborado pela indústria. Já, o segundo pode ser aquele chazinho caseiro ou um soro. Assim, os medicamentos podem ser considerados remédios, mas os remédios não são necessariamente medicamentos.
Tipos de medicamentos
Os principais tipos de medicamentos são os genéricos, similares, de referência, fitoterápicos, homeopáticos e os alopáticos.
- Medicamento de referência
É aquele medicamento que tem a fórmula farmacêutica inovadora, não sendo uma versão mais econômica de outro produto. É também conhecido como “remédio de marca”. Para ilustrar, temos a Neosaldina.
Dentro da lista de “tipos de medicamentos de referência” temos outras 3 classes, que são os homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos. Os fitoterápicos, por exemplo, são medicamentos feitos a base de plantas. O ginko biloba é um dos mais conhecidos, sendo usado para tratar problemas de circulação.
Já, os medicamentos alopáticos são formados por substâncias que passaram por algum tipo de processo de extração, purificação e síntese. Para ilustrar, temos os medicamentos em cápsulas.
- Medicamentos genéricos
Um dos tipos de medicamentos mais conhecidos! Ele apresenta o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, porém é a versão mais econômica dele. Apesar de não passar por todos os testes, ele é seguro e recomendado pelo Ministério da Saúde. A dipirona e a amoxicilina são exemplos de medicamentos genéricos.
- Medicamentos similares
Para finalizar a lista com os tipos de medicamentos, temos os similares! Eles possuem as mesmas características dos medicamentos de referência, porém o que muda é a embalagem, data de validade, tamanho ou forma.
Leia também:
– Mitos e verdades sobre o uso de antibióticos
Gostou do post? Então compartilha ele com algum amigo!
Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta nossa página do Facebook para acompanhar todas as dicas de saúde e bem-estar!