A Prefeitura de São Paulo vai anunciar nesta segunda-feira (8), o seu auxílio-aluguel. Trata-se portanto de um programa que vai dar uma quantia em dinheiro para mulheres que sofrem violência doméstica e estejam em situação de vulnerabilidade.
De acordo com as informações de bastidores, o projeto visa tentar atenuar a situação em um momento difícil para elas. É que se sabe que muitas dessas mulheres ficam sem nenhum tipo de dinheiro quando denunciam os homens.
Segundo as projeções, o auxílio vai pagar parcelas de R$400. As parcelas podem durar até 12 meses, ou seja, um ano. Apenas as mulheres que estejam em situação de perigo podem receber. Para isso portanto elas precisam apresentar uma medida judicial protetiva.
Além disso, para receber as parcelas essas mulheres precisam estar no grupo em vulnerabilidade social. São pessoas que não têm dinheiro para pagar um lugar para ficar, por exemplo. Então são essas as duas exigências para se receber esse dinheiro.
De acordo com a Prefeitura, esse projeto vai atingir neste momento cerca de 900 mulheres. São mulheres que já estão portanto nesta situação e que já teriam o direito de receber essas parcelas neste momento da pandemia.
Auxílio para mulheres
A Prefeitura decidiu anunciar os detalhes desse projeto nesta segunda-feira (8). É o Dia Internacional da Mulher. Além desse auxílio, o Prefeito, Bruno Covas (PSDB) deve anunciar mais medidas de proteção para as mulheres vítimas de violência.
Nessa coletiva, a Prefeitura deve dar mais detalhes sobre a questão das inscrições no projeto. Internamente, eles ainda não divulgaram essas questões para o público. Se você conhece alguém que se enquadre nesses grupos e que more em São Paulo, é importante passar o recado.