O nome Coeficiente de arrasto pode parecer muito complexo quando estamos falando dele pela primeira vez. No entanto hoje o Brasil 123 carros vai te explicar, de forma mais simples, como este coeficiente funciona e também como ele vai impactar no consumo de combustível do seu carro.
Primeiras noções sobre Coeficiente de arrasto (Cd)
Primeiramente, devemos ressaltar que essa explicação visa simplificar a abordagem desse tema e popularizar o entendimento desse termo tão presente na engenharia automotiva.
Dessa forma, podemos começar a explicação. Todos os objetos que estão movendo-se pelo ar enfrentam uma resistência do mesmo. Essa resistência é uma espécie de força que o vento faz contra o movimento do objeto.
Todos que já colocaram a mão do lado de fora de um veículo em movimento já sentiram essa força que o vento faz. Na engenharia o termo correto para essa força é o arrasto.
Com efeito, podemos afirmar o Coeficiente de arrasto serve para calcular o tamanho da força que o vento vai fazer sobre vários objetos. Se o coeficiente for alto, o vento vai fazer muita força.
No entanto, para definir o coeficiente de arrasto é necessário que o carro passe por um teste em um túnel de vento, como podemos ver na foto acima. Quanto menor os valores obtidos nos testes mais econômico o carro será.
Em conclusão, o fusca possui um Coeficiente de arrasto de 0,48 enquanto a gota de água, objeto mais aerodinâmico do mundo, possui um Cd de 0,05.