Você sabe como funciona amortização de financiamento imobiliário? Muitas pessoas que já compraram imóveis financiados pela Caixa ainda contam com esse questionamento. Mas saiba que a amortização pode ser uma ferramenta incrível que te permitirá se livrar dos juros o quanto antes. Quer aprender como usar isso ao seu favor? Então, o Brasil 123 vai te apresentar todos os detalhes. Confira.
Veja como funciona amortização de financiamento imobiliário
Primeiramente, você já financiou um imóvel e demorou anos para terminar de pagar devido as grandes taxas de juros do empréstimo, ou ainda está pagando? Existe uma forma de conseguir pagar esse financiamento em menos tempo e diminuindo as taxas de juros.
A amortização de financiamento imobiliário é um direito que muitas pessoas não conhecem. Qualquer pessoa pode fazer, pois, é um direito garantido por lei. Há muitas vantagens, e pode te livrar de um grande acúmulo de dívidas!
O que é?
A amortização de financiamento imobiliário é uma forma de reduzir o valor das parcelas do empréstimo quando o imóvel foi financiado, além disso, fazendo com que você economize o seu dinheiro ou ajudando a quitar o pagamento completo em um menor prazo de tempo.
Como fazer amortização de financiamento imobiliário?
A amortização deve ser feita no seu banco. Existem 2 formas de fazer a amortização, em uma você vai pagar menos e na outra ocorrerá a redução do tempo da prestação.
A melhor escolha tem que ser feita conforme a sua situação financeira, por isso recomendamos que você vá ao seu banco e antes de pedir para amortizar, peça ajuda para entender qual opção encaixa melhor com a sua condição financeira.
No caso da diminuição do valor, o cálculo será feito para reduzir os juros, desse modo, fazendo as parcelas terem um menor valor, mas mantendo a quantidade de parcelas anteriores. Já para quem optar por pagar em um menor tempo, cobrarão o saldo devedor no valor dos juros, isso fará com que você economize eliminando as taxas.
Quais são as vantagens?
As vantagens são inúmeras. Umas das mais consideradas é que com a redução das parcelas, assim, o dinheiro no qual seria gasto nos próximos meses, poderá ser usado para outra atividade, como investimento em negócios, e até mesmo em uma reforma no próprio imóvel.
Outra vantagem bem interessante pensar é que caso surja uma vontade de vender o lucro será maior por ter pago um valor menor com a amortização. Além dessas vantagens também citadas acima: a diminuição do tempo e valor das parcelas, e a redução das taxas de juros.
Por fim, é importante considerar antes a sua situação financeira, e caso não tiver um planejamento e controle do seu dinheiro, o que era para ser uma solução, vira uma grande pilha de dívidas, e te coloca em uma situação financeira perigosa. Tenha responsabilidade e pesquise antes.