Quem acompanha os noticiários deve ter notado que a situação da economia do Brasil não anda muito boa. Contudo, o cenário é ainda pior quando vemos que a economia não está bem no mundo todo. Isso porque hoje existe um aumento generalizado de preços, que conhecemos como inflação, mas também existe um baixo crescimento econômico. Essa é a definição de estagflação, um dos piores cenários econômicos possíveis, segundo a literatura.
E mesmo que todo esse papo de economia pareça distante da sua realidade, a verdade é que a estagflação é muito ruim para a sua vida. Isso porque ela define como você comerá, os serviços que contratará e até mesmo se você ficará devendo ou não. Por isso, hoje vamos falar do atual cenário da economia e como driblar a atual dificuldade.
A estagflação afeta a sua vida
Analisar a situação das economias do mundo é uma excelente forma de projetar como você vai gastar o seu dinheiro. Para dar um exemplo bastante prático e atual, saber que a gasolina vai subir é fundamental para que você antecipe cortes de gastos para cobrir o aumento dessa despesa. Na estagflação, isso acontece com vários produtos.
Isso porque a estagflação atual do mundo já atingiu mais de 80% dos produtos do nosso dia a dia. Dessa forma, como você já deve ter percebido, a vida fica mais cara, mas também as empresas onde trabalhamos, ou nossas próprias, têm menores perspectivas de crescimento. Com isso, fica mais difícil manter o trabalho ou, ainda, fica ainda mais complicado receber um possível aumento da empresa. Isso tudo é resultado de uma economia fraca.
Na prática, a estagflação deixa o custo de vida mais alto e aumenta o desemprego da população. Contudo, isso não quer dizer que você precisa ser vítima desse cenário ruim.
Como driblar esse problema?
Existem algumas formas de driblar os problemas da estagflação que afetam a sua vida. Para isso, é preciso separar o âmbito pessoal do profissional para que você consiga organizar melhor as ações que tomará para melhorar a sua condição de vida.
Na sua vida pessoal, é hora de apelar para a organização financeira. Com ela, você verá tudo o que gasta e o que ganha. Além disso, é importante ver onde você pode cortar gastos e o que você pode mudar na sua vida e rotina para economizar ainda mais. Ainda, não é hora de fazer financiamentos nem empréstimos.
Na sua vida profissional, pelo contrário, é hora de dar todo o investimento possível, seja de dinheiro, seja de tempo. Use o momento da estagflação para se capacitar com cursos online, materiais gratuitos e até mesmo livros. E você não precisa gastar nada para isso. Você pode ver vídeos de projetos relacionados à sua área e tentar replicá-los na sua empresa. Com isso, você se destaca perante seus superiores e pode, inclusive, ter um aumento de salário.
Dessa forma, você pode driblar a estagflação. Isso porque a sua vida profissional não depende do cenário da economia, muito menos das projeções do economistas.