Mesmo que os avanços tecnológicos no campo da medicina sejam surpreendentes, a importância do exame de toque retal é incontestável. No entanto, ainda existe muito preconceito quando se toca no assunto e isso faz com que muitos homens deixem de buscar um diagnóstico mais preciso do câncer de próstata.
Por causa disso, campanhas como Novembro Azul são essenciais para que todos entendam a importância do exame de toque retal. Pois, quanto maior a exposição de ideias e argumentos sobre o assunto, melhor a conscientização dos brasileiros. Afinal, o câncer de próstata é o segundo na lista de mortes por essa doença no Brasil.
O que é exame de toque retal?
O exame de toque retal é muito importante porque é o método mais eficaz para comprovar o diagnóstico de câncer de próstata ainda no estágio inicial da doença. Desse modo, o tratamento começa mais cedo e, com isso, as chances de cura são bem maiores.
Caso o homem não queira realizar o exame, o diagnóstico acaba chegando tarde demais e isso aumenta consideravelmente a fatalidade dessa doença. Isso acontece porque até surgirem os primeiros sintomas, o tumor já está bem desenvolvido na região da próstata e isso dificulta sua remoção durante o tratamento.
Por isso, a melhor forma para evitar é por meio de avaliações com o urologista, especialista na saúde dos homens que, por sua vez, pede exames como a dosagem do PSA e realiza o tal exame de toque retal essencial para diagnosticar previamente qualquer nódulo na região da próstata.
Como é feito o exame de toque retal?
Existe muito folclore quando se trata do exame de toque retal. Mesmo que muitos fazem piadas dizendo que demora muito tempo, o especialista leva apenas 15 segundos para fazer a avaliação. Nesse exame, o urologista usa o dedo indicador para apalpar a região da próstata por meio do canal anal do paciente.
Por meio desta avaliação, o médico consegue descobrir o tamanho, a consistência e a presença (ou não, felizmente!) de nódulos nessa região. Então, além de um preconceito sem fundamento quanto ao tempo. O medo da dor também é algo que leva os homens a evitarem a realização desse diagnóstico.
No entanto, a dor só acontece quando a próstata já está acometida por alguma inflamação prévia ou infeccionada por algum agente que causa, por sua vez, a prostatite. Hoje em dia, com tanta tecnologia, a cura do câncer de próstata está ao alcance de todos. Mas a primeira batalha a ser vencida é contra esse preconceito.
Quando devo fazer o exame de toque retal?
Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), homens negros ou aqueles que possuem histórico familiar e câncer de próstata devem fazer o exame de toque a partir dos 45 anos. Quanto à periodicidade depois do primeiro exame, o médico é o responsável por definir isso de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Como vimos acima, a importância do exame de toque retal é indiscutível. Portanto, não deixe nenhum pensamento impedir que você cuide da sua saúde, especialmente quando se trata de prevenir um câncer tão fatal.