O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Além de servir como documento oficial para quase tudo, serve também como forma de rastreio na obtenção de crédito para o Serasa, SPC e SCPC.
Esses índices guardam e analisam informações financeiras de todos os indivíduos. Nesse sentido, caso o cidadão não honre com os compromissos com os serviços solicitados, ele pode acabar negativando seu CPF em uma dessas três instituições.
A grande dúvida dos cidadãos brasileiros é justamente se há diferença entre o SPC, o Serasa e o SCPC, e se há possibilidade de sujar o nome nos três órgãos ao mesmo tempo.
Logo, vale sanar todas as dúvidas, assim como entender como funciona o SPC, o Serasa e o SCPC, de forma mais específica.
A diferença entre SPC, SCPC e Serasa
Primeiramente, é necessário explicar que todos os serviços são voltados à proteção do crédito. Basicamente, cada uma dessas siglas conta com especificações diferentes. Ou seja, apesar de tratarem do mesmo assunto relacionado ao crédito dos cidadãos, os serviços contam com algumas especialidades.
Desse modo, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), é principalmente encontrado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apresentando a relação dos cidadãos com o comércio brasileiro. Ou seja, menciona as pendências ativas no CPF de cada indivíduo.
Assim sendo, o Serasa faz parte da Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN), que diz respeito à relação das pessoas físicas e jurídicas quanto ao uso do crédito. Isso também é possível através da consulta do CPF, apresentando alguma negativa. Normalmente, o Serasa tende a incluir dívidas mais voltadas às instituições financeiras.
Já o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é administrado pela Boa Vista Serviços, e conta com dívidas voltadas aos fundos de investimentos. Normalmente, o SCPC conta com questões como financiamento de carros, entre outros fatores, mas também envolvem consulta ao CPF e a disponibilização de crédito.
É possível que o cidadão fique negativado nos três serviços mutuamente?
Após a explicação e a diferenciação entre os serviços do SPC, Serasa e SCPC, é hora de conferir o processo para a negativação. Para início de conversa, como mencionado anteriormente, cada uma das siglas conta com serviços diferentes. Porém, todos eles tendem a funcionar através da proteção do crédito.
Isso significa que, sem mais delongas, é sim possível sujar o CPF de determinado indivíduo em mais de um serviço ao mesmo tempo. Isso porque, é possível que determinadas informações que constam em uma das plataformas, estar indisponível na outra.
Assim sendo, é de suma importância que os cidadãos brasileiros tenham muita atenção às dívidas. Melhor dizendo, suponha-se que uma pessoa possui uma dívida com determinado banco, mas também possui uma parcela de um financiamento atrasado. Nesse caso, possivelmente, o consumidor terá o CPF negativado em mais de um serviço.