Hoje nós vamos passar algumas informações para que você entenda a diferença entre declaração completa e simplificada do Imposto de Renda. O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda começa hoje, e com isso, muitas dúvidas e questionamentos estão surgindo.
E, uma das questões mais comuns é sobre a diferença entre a declaração completa e a simplificada do IR. Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre essas duas formas de fazer a declaração e quais as diferenças entre elas para te passar, e assim, esperamos esclarecer essas dúvidas, e deixar você por dentro de todas as maneiras de contribuir com o tributo.
Por isso, não deixe de ler até o final, para saber tudo sobre as diferenças entre a declaração completa e simplificada do Imposto de Renda.
O que é a declaração completa do Imposto de Renda?
A declaração completa é aquela em que o contribuinte precisa preencher todas as informações sobre os gastos e ganhos, de uma maneira detalhada e completa. Nesse modelo de declaração, o cidadão precisa ter conhecimento de todas as informações sobre seus rendimentos no ano-calendário, que, no caso, é 2022.
Esse modelo de declaração é indicado para os contribuintes que obtiveram muitos gastos com despesas dedutíveis, isto é, despesas que são descontadas da soma total do imposto, como gastos com saúde, educação, previdência privada e dependentes.
Não deixe de ler: ATENÇÃO: contribuintes do Imposto de Renda devem declarar o dinheiro esquecido? Saiba mais
O que é a declaração simplificada do Imposto de Renda?
Já a declaração simplificada é aquela que destina-se aos contribuintes que não obtiveram muitas despesas dedutíveis no ano-calendário. Por isso, podem optar por este modelo para ter mais praticidade na hora de declarar o IR. Quem opta pela declaração simplificada do Imposto de Renda, tem um abatimento padrão de 20% sobre o valor total do imposto, e pode ser usado por qualquer pessoa.
Qual a diferença entre os dois tipos de declaração do Imposto de Renda?
Agora que você já sabe o que é cada modelo de declaração do Imposto de Renda, é hora de saber qual é a diferença. A principal diferença entre a declaração completa e a simplificada do Imposto de Renda é em relação ao número de despesas dedutíveis de cada contribuinte, isto é, quem gastou mais com despesas dedutíveis, como educação e saúde, deve escolher o modelo da declaração completa do IR.
Além disso, as pessoas que possuem mais de uma fonte de renda, também precisam escolher este modelo. Visto que poderá detalhar melhor os ganhos e gastos por meio deste, e assim, terá menos chances de cair na malha fina.
Já a declaração simplificada destina-se aos contribuintes que têm somente uma fonte de renda e não tiveram muitos gastos com despesas dedutíveis no ano calendário. Assim, podem escolher essa opção para ter mais agilidade e praticidade na hora de declarar o IR.
Agora que você já entendeu qual é a diferença entre a declaração completa e a simplificada do Imposto de Renda, é só checar seus ganhos e gastos para escolher o modelo certo, para não ter problemas com a malha fina, e receber a restituição mais rapidamente do tributo.
Veja também: Saiba QUEM terá redução nos juros do empréstimo consignado: serei beneficiado?