A bolsa de valores é o mercado onde se realizam negociações de ações de sociedades que representam frações de empresas, as quais os investidores que atuam no ramo podem comprar ou vender. O seu principal objetivo é garantir que as transações de valores mobiliários que ocorrem entre os agentes do mercado sejam autorizadas e efetivadas com sucesso. E dentro desse contexto, existem alguns conceitos importantes, como as Ações Preferenciais e as Ações Ordinárias. Veja mais aqui no Brasil 123.
O entendimento dessa distinção é de extrema importância para quem pretende iniciar os seus investimentos no mercado de capitais. Esse fato é verdadeiro porque cada tipo irá influenciar no rendimento final da carteira. Principalmente dependendo do perfil do empreendedor e do tipo de negócio em que o dinheiro está sendo aplicado.
Ações Ordinárias (ON)
As ON são ações que possuem como característica principal a permissão de participação do investidor nas assembleias da empresa. Assim, o que existe é o direito pleno ao voto, com uma participação mais democrática dos associados nos planos empresariais, nos conselhos de administração, nas estratégias de gestão e no gráfico financeiro.
Além disso, as ações ordinárias dispõem de uma garantia de recebimento pelo investidor de uma parcela do valor adquirido em caso de uma eventual venda do negócio, o nome dado a esse ato é Prêmio de Controle da Empresa. Ainda, existe “Tag Along”, que pode é como um direito do acionista, fundamentado na Lei das Sociedades Anônimas, de receber 80% do valor pago ao controlador de maneira proporcional ao seu investimento.
Ações Preferenciais (PN)
São ações cuja a principal característica é a preferência no recebimento de proventos, ou seja, dos lucros da empresa no momento da repartição de dividendos aos acionistas. Assim, o reembolso do capital é direcionado primeiramente para os investidores adeptos a esse tipo de ação, contanto que a sua participação do lucro da empresa seja de pelo menos 25%.
Outro ponto importante é que as ações preferenciais não dispõem de direito ao voto pelos associados, mantendo suas assembleias restritas a um grupo específico. Ainda, se estabelece como função do acionista fiscalizar as atividades dos controladores para conferir a procedência da gestão de suas ações. Pois será preciso buscar meios alternativos de adquirir as novas informações que giram em torno do funcionamento da empresa.
Qual é a melhor opção para você?
A verdade é que, como dito anteriormente, a escolha irá depender de alguns fatores específicos. A sua prioridade é o que vai definir a sua escolha para o que é melhor. Desse modo, se você necessita de um recebimento rápido do retorno financeiro o mais ideal é decidir pelas ações preferenciais.
Caso você priorize a participação nas assembleias para exercer seu direito ao voto e opte pela segurança a melhor escolha é pelas ações ordinárias.
Sendo assim, agora que você já sabe a diferença entre as duas, já é capaz de definir qual é a ideal para você.