O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) ganhou um “prêmio” na terça-feira (07). Isso porque o chefe do Executivo foi eleito a “Personalidade do Ano 2021” em uma enquete online realizada pela revista americana “Time”.
Ao todo, Bolsonaro, chamado de “líder controverso” pela revista, recebeu cerca de um quarto dos nove milhões de votos dados pela internet, isto é, aproximadamente 2,2 milhões de votos.
Na publicação que anunciou Bolsonaro como o vencedor da enquete, a revista destacou que a escolha dos leitores identifica a pessoa ou grupo mais influente do ano seja “para o bem”, seja “para o mal”.
Segundo a revista, Bolsonaro é um presidente muito criticado por políticos, pela Justiça e também por especialistas da área de saúde. Isso por conta de sua gestão durante a crise sanitária ocasionada por conta da pandemia da Covid-19.
Na publicação, a “Time” também destacou o ceticismo do chefe do Executivo sobre as vacinas contra a Covid-19 – passados quase um ano do começo da imunização dos brasileiros, o presidente do país continua encabeçando a lista daquelas pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da proteção.
Ainda no texto sobre o presidente, eleito a “Personalidade do Ano 2021”, a revista lembrou que Bolsonaro está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF) por inúmeros supostos crimes que ele cometeu desde que assumiu o posto de líder do país.
Dentre esses crimes investigados, a “Time” destacou o último creditado ao presidente: sua fala onde ele relacionou a vacina contra a Covid-19 a uma maior incidência de infecção causada pela Aids. “Recentemente, Bolsonaro esteve na mira da suprema corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids”, escreveu a revista.
Bolsonaro comemora vitória
Nas redes sociais, Bolsonaro comemorou a eleição e ainda deu os parabéns ao segundo colocado da disputa, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Agradeço aos 2.160.000 eleitores que votaram em mim. Esperamos que Revista ‘Time’ nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar”, disse o presidente.
Leia também: Ex-mulher de Bolsonaro participou de rachadinhas no gabinete de Carlos Bolsonaro, mostram documentos