Algumas profissões são estritamente necessárias e sempre contam com vagas e ofertas em qualquer tempo, e hoje, então, iremos falar sobre uma delas. Em segundo lugar no ranking das engenharias que mais bem remunerado e mais emprega, a engenharia elétrica mostra que é uma profissão atemporal. Desse modo, ela se mantém entre as melhores a se escolher. Quer saber mais desta profissão? Então, acompanhe hoje, esse artigo, aqui no Brasil 123.
O que um engenheiro elétrico faz?
Este profissional cria e desenvolve todo o circuito elétrico de uma residência ou indústria. É responsável por fazer com que a energia elétrica chegue a seu destino de maneira segura.
Ainda, o engenheiro elétrico trabalha sobre o projeto que irá se iniciar. Ele desenvolve peças simples até estruturas muito complexas para condução de energia. Além disso, trabalha também com as partes envolvidas na execução do projeto e atesta a responsabilidade técnica.
É uma profissão em alta?
Essa profissão continua sendo sempre muito requisitada, com boas vagas disponíveis no mercado e com excelente remuneração. Sendo assim, pode ser uma excelente opção para aqueles que ainda não sabem qual carreira escolher.
Hoje, temos muitos investimentos em infraestrutura para condução de energia pelo país. Assim, diversas estações, usinas e linhas de transmissão estão sendo construídas e projetadas por muitos e muitos anos, garantido a necessidade deste profissional no mercado.
O salto que o setor de telecomunicação deu nos últimos anos também colaborou para impulsionar este mercado.
Quanto ganha um engenheiro elétrico?
A faixa salarial paga a um engenheiro elétrico, no início da carreira, é de R$ 5.000,00. Podendo chegar rapidamente a R$ 9.000,00, dependendo do projeto que estiver sob sua responsabilidade.
Dessa forma, das engenharias, a engenharia elétrica está em 2º lugar entre as mais bem pagas do mercado.
Quais as oportunidades para engenharia elétrica?
A perspectiva de abertura de vagas para esta área é muito grande. Isso graças a alguns projetos do governo, como expansão da rede de energia por todo o país, investimentos em energia renovável e grandes obras de infraestrutura. Tudo isso demanda uma grande quantidade de profissionais.
Qual é a formação para atuar com engenharia elétrica?
O curso superior de engenharia eletricista tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Então, o estudante já sai formado com uma carga de estágio obrigatório já no currículo, podendo então iniciar seu trabalho de forma imediata.
Então, é importante, assim como qualquer profissão, se manter atualizado, sempre se especializando e buscando novos conhecimentos.
Há diversas pós-graduações com duração entre 6 meses a 2 anos, e a opção de seguir a licenciatura, como carreira acadêmica. Por fim, mantenha-se sempre atualizado sobre as tecnologias que estão aparecendo e estude para continuar sendo um profissional de excelência, se destacando nessa área como um ótimo profissional.
Agora você já sabe da importância do engenheiro eletricista para nossa rotina e também da quantidade de vagas que estão se abrindo. Desse modo, sinta-se inspirado para quem sabe iniciar os seus estudos na área e conseguir desenvolver uma incrível carreira