Se você quer saber mais sobre enfisema pulmonar, o que é, causas e como tratar, então está no lugar certo, pois hoje nós vamos te dar todas essas informações e muitas outras, que certamente ajudarão você a identificar e tratar essa doença de uma forma segura.
Se você ficou interessado, então fique conosco e leia até o fim para conhecer melhor essa doença grave e mais comum do que se pensa!
O que é enfisema pulmonar?
O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa muito comum, que se desenvolve nos pulmões dos seres humanos ao longo dos anos, por conta de lesões causadas constantemente nos tecidos pulmonares. Essa doença, que é de cunho respiratório, faz com que o indivíduo perca a elasticidade dos tecidos e seus alvéolos pulmonares vão se definhando a cada dia, até que sejam destruídos.
Essa doença é muito grave e pode levar o indivíduo até a morte, uma vez que, esses alvéolos são responsáveis por eliminar o gás carbônico, carregado pelo sangue, e trazer mais oxigênio para a corrente sanguínea, ou seja, os alvéolos pulmonares são responsáveis pela oxigenação no sangue.
O que causa o enfisema pulmonar?
A principal causa dessa doença são as lesões sequenciadas nos tecidos dos pulmões, que causam alterações na forma em que ele exerce sua função. As formas mais comuns de se desenvolver o enfisema pulmonar é fumando e/ou respirando ar muito poluído. Todos sabem que o cigarro é muito prejudicial à saúde, e pode causar muitas doenças graves que levam a óbito.
O enfisema pulmonar pode ser tão grave quanto o câncer, pois é uma doença crônica incurável, que depois que começa a se desenvolver é praticamente impossível frear, uma vez que até os tratamentos são limitados.
Para que o indivíduo diagnosticado com essa doença respiratória, possa prolongar sua sobrevivência ao máximo e ter uma qualidade de vida melhor enquanto faz o tratamento, é essencial que seja identificada o mais cedo possível. Para isso, deve-se atentar aos sintomas.
Sintomas do enfisema pulmonar
Se você convive diariamente com ar poluído, é fumante ou fumou por muitos anos, fique atento aos sinais que o seu corpo te dá. Veja abaixo os principais sintomas do enfisema pulmonar:
- Dificuldade para respirar;
- Peito chiando constantemente;
- Tosse com catarro incomum;
- Perda de peso repentina e sem nenhum motivo aparente.
Além disso, nos casos mais avançados da doença, o indivíduo ainda pode apresentar desmaios por perda da oxigenação no sangue.
Como tratar o enfisema pulmonar?
O enfisema pulmonar não tem cura, e o tratamento consiste em aumentar o tempo de sobrevida e a qualidade de vida do paciente. O primeiro passo é parar com o cigarro e evitar o ar poluído. Também é possível fazer o tratamento utilizando alguns medicamentos e balões de oxigênio.
Em alguns casos mais graves e isolados, dá para fazer uma cirurgia e retirar as partes dos pulmões que estão mais afetadas. No entanto, o mais recomendado é procurar o seu médico quando julgar necessário, para que ele faça a avaliação e indique o melhor tratamento.
Agora que você já sabe o que é o enfisema pulmonar, é só ficar atento aos sintomas e procurar um médico para fazer exames de rotina, afinal de contas, com a saúde não se brinca!