O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica oferece um bônus na conta de luz daqueles consumidores que reduzirem o consumo.
Trata-se de um programa do Governo Federal, para incentivar a população a reduzir o consumo de energia no período entre setembro e dezembro de 2021.
Economia de energia elétrica
Diante do programa, o governo premiará os clientes que chegarem à uma redução de 10% a 20%, com um bônus na conta de energia no final do período, isto é, em janeiro de 2022.
Já aqueles que economizarem menos que 10%, não receberão o bônus. Ainda mais, quem poupar entre 10% e 20%, receberá um valor, de R$ 0,50 a cada kWH economizado, chegando a um limite de 20%
Quem pode participar do programa de redução?
O programa é destinado apenas para os consumidores residenciais, industriais, comerciais, serviços e outras atividades, rurais e serviço público, desde que possuam o consumo medido no período de setembro e dezembro de 2020, e também nas contas de setembro e dezembro de 2021.
Como mencionado, o pagamento será nas contas de janeiro, mas pode ainda ocorrer em fevereiro de 2022, dependendo do lote de faturamento de cada cliente.
O bônus pode ser transformado em dinheiro? Essa é uma dúvida que você pode ter. Mas a resposta é não. O bônus será creditado diretamente na conta de luz, debitando do consumo de energia no final do período (janeiro ou fevereiro de 2022).
Dicas para economizar energia
Algumas orientações de simples substituições que podem surtir efeito na conta de energia elétrica são:
- Trocar as lâmpadas comuns e fluorescentes por lâmpadas LED;
- Evitar abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia e fazer o ajuste da temperatura do freezer;
- Reduzir a utilização de ar condicionado, mantendo portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado;
- Usar mais ventilação e luz natural.
Outras dicas você pode obter neste link do site Consumo Consciente Já.
Confira ainda: FGTS: Aprovadas medidas que facilitam financiamento para aquisição da casa própria
É isso ai gostei.
Muito bom.
Obrigaduuuu.