O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez todos os esforços para manter a confidencialidade, mas no domingo, dia 5 de novembro, data em que a primeira prova desta edição foi realizada, uma foto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vazou.
A grande incógnita que se apresenta diante disso é se esse vazamento será suficiente para que o órgão público anule a validade do exame. Vamos analisar mais detalhes.
Vazamento da prova do Enem
O Inep, vinculado ao Ministério da Educação, afirmou que o vazamento ocorreu depois das 13h30, momento em que a primeira prova do ENEM teve início. Isso significa que o suposto vazamento ocorreu muito antes do horário em que os candidatos podem sair com as provas, programado para às 18h30, horário de Brasília.
Após o incidente, o Inep solicitou a intervenção da Polícia Federal para investigar a suspeita de vazamento da prova do ENEM 2023. Na segunda-feira, dia 6, o Ministro da Educação, Camilo Santana, descartou a possibilidade de cancelar o ENEM após a divulgação das imagens da prova. Ao ser questionado sobre o assunto, ele respondeu de forma negativa.
A imagem vazada revela as instruções para a redação, que neste ano abordou o tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A imagem mostra quatro textos motivacionais usados como base para a dissertação dos candidatos.
Proibições no dia da prova
É importante destacar que os estudantes são submetidos a diversas proibições em relação aos itens que podem ser levados para os locais de prova durante a realização do ENEM 2023, incluindo:
– Smartphones ligados;
– Smartwatches e relógios;
– Tablets;
– Calculadoras;
– Pen Drives;
– Gravadores;
– Chaves com alarme;
– Fones de ouvido;
– Qualquer dispositivo eletrônico capaz de transmitir ou receber dados.
Em caso de posse de eletrônicos, os participantes devem desligá-los e guardá-los dentro de um envelope fornecido pela fiscalização do exame. Além disso, materiais como lápis, canetas não transparentes, borrachas, lapiseiras, réguas, corretivos, agendas, cadernos e livros também estão proibidos.
Segundo dia de prova
Quanto ao segundo dia do ENEM, se você realizou a prova no domingo, dia 5, e não se sente confiante com o desempenho na primeira etapa, não se desanime. Mantenha o foco, pois no próximo domingo, dia 12, ocorrerão as provas de matemática e ciências da natureza.
De acordo com educadoras entrevistadas pelo portal G1, é importante manter a calma, pois não é possível determinar o resultado da prova apenas pela quantidade de respostas corretas, devido ao método de correção utilizado no ENEM.
Antes da última etapa, é aconselhável reservar um tempo para relaxar, descansar e fazer atividades prazerosas para aliviar a ansiedade. Algumas orientações das especialistas incluem:
– Evitar as redes sociais;
– Não se deixar influenciar por comentários de outros candidatos sobre o primeiro dia de prova;
– Evitar conflitos;
– Passar o tempo com pessoas que o deixem feliz e confortável;
– Praticar atividades físicas leves;
– Consumir alimentos da sua dieta habitual;
– Acessar conteúdos diferentes dos abordados no exame.
Seguir essas dicas certamente o ajudará a se concentrar mais e obter um melhor desempenho no segundo dia do exame.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior vestibular do Brasil e porta de entrada para instituições de ensino superior nacional e internacionalmente, acontece em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.
Os candidatos podem utilizar as notas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). O candidato pode, ainda, optar pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que não exige nota mínima para participar.
O primeiro dia de provas teve abstenção de 28,1% dos candidatos inscritos no exame, nível estável ao observado no ano passado (28,3%).
Foram confirmadas 3.939.242 inscrições para o Enem 2023. Comparados aos dados do ano passado, 2023 teve 13,1% a mais de inscrições confirmadas e 0,2% a menos de abstenção.