O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo (12). A saber, a primeira etapa já aconteceu no domingo (5). Contudo, ainda assim, é importante ressaltar regras importantes para evitar dor de cabeça no grande dia.
Desse modo, os candidatos devem prestar atenção às exigências e às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado.
O que não levar no dia do Enem
Segundo estabelecido no edital do Enem, alguns objetos não podem permanecer com os candidatos durante a prova.
Então, ao ingressar na sala de provas, o candidato deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado).
Quem não seguir essa regra também pode ser eliminado da prova.
Ainda mais, se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado, tal como reportado aqui no Brasil 123.
Além disso, cabe mencionar que no dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica, e os objetos e lanches também serão vistoriados.
Aliás, a recusa sem justificativa dessas vistorias pode ser motivo de eliminação.
Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Eliminação
Será eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame.
Além disso, também não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame. Inclusive, também veiculamos um caso assim. Clique aqui para conferir os detalhes.
Por fim, sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. Isso também vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
E agora, o que é obrigatório levar no Enem?
Muito bem! No dia da sua prova do Enem é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido, físico ou digital.
Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição. Se o candidato precisar justificar sua presença no exame, ele deve levar impressa a declaração de comparecimento, que será assinada pelo aplicador do exame. A declaração está disponível na Página do Participante do Inep.
Em complemento, entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
A saber, também são aceitos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
Com informações da Agência Brasil
Confira também: Novo FERIADO está se aproximando! Confira quantos faltam até o final do ano!