O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (2), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.
Junto com o cronograma do Enem, o Inep ainda divulgou o calendário 2023 de todas as ações realizadas pela autarquia. As datas ainda foram publicadas no Diário Oficial da União, por meio de portarias individuais.
Dessa forma, de maneira inédita, o Instituto informou nas normas quando realizará as etapas de inscrição, aplicação de provas e divulgação dos resultados para as atividades que serão executadas durante o ano.
Confira como ficou o calendário do Enem 2023
Entre as datas divulgadas pelo Inep estão as atividades relacionadas ao Enem. Confira como ficou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano:
- Inscrições: 8 a 19 de maio
- Provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro
- Resultados: 16 de janeiro de 2024
Já com relação ao Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), as inscrições acontecerão entre de 9 e 27 de outubro, enquanto as provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro (dentro das unidades prisionais ou socioeducativas). A divulgação do gabarito será em 27 de dezembro e os resultados em 16 de janeiro de 2024.
Os editais com todas as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio serão divulgados posteriormente.
Enem 2022 será reaplicado nos dias 10 e 11 de janeiro
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 será reaplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira nas próximas terça (10) e quarta-feira (11).
Os participantes serão os estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos de doenças infectocontagiosas. Para participar é necessário que o pedido de reaplicação tenha sido aprovado pelo instituto.
Segundo o Inep, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante.
Nas mesmas datas ocorre o Enem PPL 2022, edição do exame para pessoas privadas de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Através do Enem é possível participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).