No último dia 14 foi iniciada a abertura do requerimento para quem deseja isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2021. Candidatos de baixa renda de todo o Brasil têm somente essa semana para solicitar o benefício.
O prazo de inscrição continua aberto até o dia 26 de setembro para o Enem impresso. Os isentos no último exame também poderão solicitar, até o dia 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Como realizar a inscrição
Os interessados em fazer as provas do Enem devem acessar a Página do Participante, não sendo necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.
Data da prova
A primeira prova do ENEM terá sua aplicação no dia 21 de novembro, em um domingo, tanto na versão impressa como na digital. No total, são 90 questões divididas com 45 perguntas sobre linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.
Já a segunda prova será aplicada no dia 28 de novembro, no domingo seguinte, também com o total de 90 questões com 45 sobre matemática e 45 de ciências da natureza.
É válido reforçar que os portões abrem ao meio-dia e fecha às 13 horas. Para evitar situações inesperadas no deslocamento até o local de prova, é aconselhado que os estudantes saiam de casa com antecedência. No primeiro domingo de prova o tempo de aplicação será de cinco horas e meia, já no segundo, cinco horas.
O que preciso levar no dia da prova?
- Leve consigo um documento com foto, RG ou CNH. Não pode cópia ou documento sem foto;
- A caneta deve ser obrigatoriamente preta e transparente;
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Declaração de Comparecimento no Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).
Segundo o balanço oficial, 3.109.762 pessoas confirmadas para o Enem 2021, nas duas versões do exame, impressa e digital. Desde de 2005, esse foi o menor número de inscrições da história.