Se a endometriose engorda ou não, precisamos saber que se trata de uma doença há muito ignorada. É definida como a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina que será influenciada por mudanças hormonais durante cada um dos ciclos menstruais subsequentes.
Durante a menstruação, sob efeito das contrações uterinas, parte do sangue regurgita nas trompas para chegar à cavidade abdominopélvica.
A endometriose é uma doença complexa
Costuma-se mesmo dizer que não existe senão “endometriose” porque esta doença não se desenvolve da mesma forma de mulher para mulher. Não há certezas quanto à endometriose, exceto que assume diferentes formas em diferentes lugares em diferentes proporções de uma mulher para outra.
Os médicos querem tranquilizar: em 1/3 dos casos a endometriose não se desenvolve, não estagna ou até regride graças ao tratamento (médico ou cirúrgico) ou espontaneamente, principalmente nas formas superficiais.
No entanto, também sabemos que algumas endometrioses irão evoluir para formas graves cujo manejo é complexo e envolve multidisciplinaridade. Esta é a vantagem de um diagnóstico o mais precoce possível, para evitar um potencial agravamento dos sintomas e uma deterioração da qualidade de vida.
Por que a endometriose engorda?
Uma das possíveis consequências da endometriose, que ocorre quando o tecido endometrial cresce em outros locais fora do útero, é o aumento do peso. Isso pode ocorrer principalmente devido a um dos fatores mais arrebatadores: alterações nas alterações hormonais.